Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Problemas de matrícula no Sisutec atingiu cerca de 600 estudantes em MS

Dos quase 4,2 mil candidatos do Estado inscritos no sistema de seleção, aproximadamente 600 alunos enfretaram problemas na hora de se inscrever nos cursos técnicos.

Campo Grande News

21 de Agosto de 2013 - 15:40

Depois de enfrentarem problemas na hora da inscrição, estudantes de Mato Grosso do Sul selecionados no Sisutec (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica) já podem procurar as instituições para fazer a matrícula. Dos quase 4,2 mil candidatos do Estado inscritos no sistema de seleção, aproximadamente 600 alunos enfretaram problemas na hora de se inscrever nos cursos técnicos.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as falhas ocorridas com seis escolas e um centro de educação profissional durante o “período de matrícula, já foram solucionados pela Secretaria Estadual de Educação, em conjunto com o MEC.”

O problema teve início quando as instituições alegaram não ter oferecido as vagas. Ao procurarem as escolas, os selecionados recebiam a informação de que não havia vagas ofertadas.

O MEC informou que “a oferta de vagas para cursos técnicos, por meio do SISUTEC, é de inteira responsabilidade da instituição ofertante, que lançou no sistema os dados relativos à sua respectiva oferta, considerando o número de vagas por curso e turno”.

Porém, a SES (Secretaria Estadual de Educação) alegou que o erro teria sido do Ministério da Educação, cabendo a ele “o acesso à alimentação de dados do sistema de seleção, não sendo a oferta de vagas responsabilidade do órgão”.

Mais 600 alunos chegaram a ficar sem vaga nos cursos profissionalizantes. Por meio de nota, o MEC divulgou hoje que as matrículas dos aprovados na primeira chamada do Sisutec estão asseguradas.

O prazo da matrícula para os convocados na primeira chamada foi até ontem. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 e as matrículas dessa etapa poderão ser feitas entre os dias 23 e 27 deste mês. A reportagem entrou em contato com as instituições, mas até o fechamento da matéria, não conseguiu falar com os diretores.

Sisutec: A primeira edição do Sisutec, que seleciona candidatos para o ensino técnico com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), teve mais de 380 mil inscrições. Segundo o MEC, cada candidato podia escolher até duas opções de curso. A intenção é realizar a seleção duas vezes por ano.

A SES divulgou a lista das instituições que apresentaram problemas na matrícula:

Cidades: Campo Grande: escola Estadual Hércules Maymone: Curso Técnico em Meio Ambiente; escola Estadual Waldemir Barros da Silva: Curso Técnico em Informática; escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes: Curso Técnico em Informática pela Internet; Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef): Curso Técnico em Comunicação Visual; Curso Técnico em Eventos; e Curso Técnico em Hospedagem; escola estadual Profª Clarinda Mendes de Aquino: Curso Técnico em Logística.

Itaporã: escola Estadual Rodrigues Alves: Curso Técnico em Agronegócios.

São Gabriel do Oeste: escola Estadual São Gabriel: Curso Técnico em Agropecuária.