Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Procon bate recorde dos últimos seis anos e realiza 302 atendimentos

Os números dos atendimentos apresentados pelo Procon têm apresentado avanços significativos segundo o superintendente de órgão de defesa do consumidor.

Notícias MS

25 de Julho de 2013 - 10:43

Um levantamento dos atendimentos realizados pelo Procon na primeira quinzena do mês de julho mostra que no último dia 15 o órgão de defesa do consumidor bateu recorde de atendimento diário dos últimos seis anos. De acordo com as estatísticas foram realizados 302 atendimentos neste dia.

Os índices de resolutividade apontam ainda que 76,82% (232 atendimentos) dos consumidores saíram do órgão de defesa do consumidor com suas pendências solucionadas sem necessidade de abertura de processos administrativos.

Estes números refletem a eficiência dos instrumentos utilizados para melhoria do atendimento. “Mudanças de procedimentos e alterações do fluxograma do trabalho institucional junto às empresas mais reclamadas são algumas ferramentas que foram implantadas no Procon e que têm representação direta nos números positivos alcançados”, comenta o superintendente do Procon, Alexandre Resende.

As principais causas de reclamação dos atendimentos realizados pelo Procon no dia 15 de julho foram de assuntos financeiros (cartão de crédito, consignados e superendividamento) com registro de 63,91% dos casos.

Os serviços essenciais como telefonia, água e energia registraram 21,85% dos casos de atendimentos. Já os atendimentos de reclamação de serviços privados foram de 7,62% e por fim as queixas de produtos contabilizaram 6,62%.

Os números dos atendimentos apresentados pelo Procon têm apresentado avanços significativos segundo o superintendente de órgão de defesa do consumidor.

“O cidadão está criando hábito de reclamar e tem tido uma visão diferente de que não é mais perda de tempo. A credibilidade com que o Procon tem atendido o consumidor também é outro fator preponderante para o aumento no número de atendimentos realizados pelo órgão de defesa do consumidor”, relata.

O tempo de espera do consumidor para ser atendido não tem passado de 30 minutos. “Isso mostra que os atendimentos têm sido feitos com rapidez”, comenta o superintendente.

Outros fatores que contribuem para o bom atendimento do Procon é a reformulação da estrutura física com que o órgão de defesa do consumidor passou recentemente, que aliados a treinamentos constantes, apresentam melhorias significativas no número e na qualidade do atendimento do consumidor.

“Recebemos mais computadores e a cada dia nossos atendentes estão mais preparados e ainda temos proporcionado capacitações constantes a nosso pessoal”, descreve Alexandre.