Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 25 de Novembro de 2020

Sidrolandia

Produtores rurais de Sidrolândia aprovam treinamento promovido pela Iniciativa 2,4-D

Público recebeu informações sobre a importância do herbicida 2,4-D para o manejo de plantas daninhas resistentes

Assessoria

29 de Julho de 2014 - 10:30

Cerca de 100 agricultores da região ouviram atentos as recomendações passadas pelo Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi, durante o treinamento sobre a molécula 2,4-D e sua utilização na produção agrícola realizado ontem, na cidade de Sidrolândia.

O produtor rural Carlos Valmir Straliotto, que acompanhou o evento, afirmou que sempre utiliza 2,4-D em sua produção e valoriza este tipo de ação. “Toda informação é sempre bem-vinda para o agricultor, que precisa acompanhar o mercado. O evento de hoje trouxe bastante informação nova, principalmente sobre dosagem e época de aplicação. Todo evento desse tipo é de muita importância para nós”, conta.

O professor Mauro Rizzardi abordou informações técnicas sobre a molécula 2,4-D, suas características, situação regulatória, segurança no campo e manejo de resistência de plantas daninhas.

“O 2,4-D é um herbicida amplamente utilizado para o controle de plantas daninhas de folhas largas. No Brasil, é muito usado na dessecação de pré-plantio da soja, mas também em culturas como cana-de-açúcar, milho, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagens formadas. É uma ferramenta essencial no manejo de plantas de difícil controle, como Buva, Leiteiro, Picão-preto e Nabiça”, explica Rizzardi.

O evento foi realizado pela Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, e faz parte do projeto que ministrará mais de 40 cursos sobre 2,4-D e tecnologia de aplicação nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rondônia, de abril a setembro de 2014.