Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Professoras destacam crescimento na educação com Arceno em Glória de Dourados

O prefeito Arceno Athas discorreu sobre diversos trabalhos que a administração municipal vem realizando na área da educação

Fátima News

07 de Fevereiro de 2011 - 10:11

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Glória de Dourados, em reunião ocorrida na Escola Municipal Dois de Maio “Pólo” referendou a abertura do ano letivo de 2011. No ato da abertura oficial marcou presenças a secretária da Semec, professora Marly Ardáia Fagundes, o prefeito Arceno Athas Júnior, as técnicas em Assuntos Educacionais, Ana Lúcia Almeida de Queiroz Moreira e Márcia de Almeida Pessoa Silva, a diretora da E.M. Dois de Maio Polo, Luciana Nobre dos Santos; diretora da E.M. Marinha do Brasil, Sueli Rodrigues da Silva Menezes; diretora do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Recanto Feliz, Edelaide Saldanha da Silva, bem como, todos os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) e diversos funcionários do setor.

A diretora da Escola Dois de Maio Polo, Luciana Nobre abriu a reunião e destacou, “nosso objetivo é promovermos uma educação de qualidade e, independentemente de qualquer motivo, nós temos que trabalhar com eficiência absoluta e claridade em nossas ações”.

A secretária da Semec, Marly Ardáia argumentou, “vamos ter um início de ano letivo alvissareiro, eu peço a todos vocês professores e funcionários que comecem a sonhar, para que possamos sonhar juntos com uma educação cada vez melhor”.

Durante sua fala a secretária descreveu sobre o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Marly confessou que militando a 20 anos no setor da educação jamais havia recebido antecipação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) ou de salários, como aconteceu nestes 2 últimos anos. Comentou ainda sobre o ano de 2010 afirmando que foi um ano positivo na esfera educacional do município.

 

O prefeito Arceno Athas discorreu sobre diversos trabalhos que a administração municipal vem realizando na área da educação. Comentou os diversos cursos de capacitação que o corpo docente recebeu até o momento e fez menção às diversas obras que estão sendo executadas para atender especificamente o setor educacional, tais como a ampliação e reforma da Escola Dois de Maio Polo, a quadra coberta da Escola Marinha do Brasil, já concluída e o prosseguimento da obra do Centro Educacional de Ensino Infantil (CEINF) que, segundo o prefeito deverá ser inaugurado até o final do mês de junho deste ano. Destacou os trabalhos que vem sendo realizado pelo Núcleo Pedagógico, criado especialmente para auxiliar os professores da Reme.

O prefeito dimensionou em suas palavras, “a educação é uma viagem longa e interessante, porque não precisa pagar as viagens, a merenda e o próprio ensino”. Ainda esclareceu sobre os recursos do Fundeb, empregados 100% na educação. O Fundeb é composto de 20% de recursos provenientes do ICMS (Estadual) e 20% do FPM (Federal), o restante é complementado através de receitas próprias do município. O prefeito disse, “o repasse dos recursos à educação para este ano de 2011 é realizado de conformidade com os levantamentos do exercício de 2010. Portanto, para um maior repasse de recursos há necessidade de se ter mais alunos nas escolas”.

Finalizando o prefeito disse, “espero que todos os alunos sejam tratados com muito carinho porque eles são os atores principais e merecem toda a nossa atenção”. Glória de Dourados dispõe de duas escolas, Dois de Maio Polo e Marinha do Brasil além do Centro de Educação Infantil Recanto Feliz e uma sala na E.E. Weimar Torres no distrito de Guassulândia, extensão da Escola Dois de Maio Polo.

A Rede Municipal de Ensino (Reme) tem até o momento, mais de 790 alunos matriculados. As aulas começam nesta segunda-feira dia 7 de março. No encerramento da solenidade que anuncia o letivo de 2011 foi servido um coquetel de variadas iguarias regadas a refrigerantes.