Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Professores de MS recebem homenagem por comprometimento com a Educação

Ser professor é muito mais do que uma profissão, é ser responsável pela formação não apenas intelectual, mas também dos valores morais e sociais do indivíduo”, disse.

Assessoria

16 de Outubro de 2013 - 13:00

Professores de Mato Grosso do Sul receberam na noite desta terça-feira (15) homenagens na Assembleia Legislativa pelo comprometimento com a Educação. Ao todo, 28 profissionais foram agraciados com a “Comenda Professor Comprometido”, durante sessão solene proposta pela deputada Mara Caseiro (PTdoB).

A homenagem aconteceu na data em que se comemora nacionalmente o Dia do Professor. “Esta foi a forma que encontramos para demonstrar todo o nosso respeito pelos educadores de nosso Estado”, afirmou, destacando a importância dos professores como formadores do caráter de seus alunos.

“Ser professor é muito mais do que uma profissão, é ser responsável pela formação não apenas intelectual, mas também dos valores morais e sociais do indivíduo”, disse.

Para a deputada, os educadores são peças chave na transformação da sociedade e na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o País. No entanto, “trata-se de uma classe que não é valorizada como merece”.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Mara Caseiro homenageou 11 professores, entre eles a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, e a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Marisa Serrano.

“Tenho um orgulho enorme de ser professora. Meu foco sempre foi a educação. Não é uma profissão fácil. O salário precisa ser justo e a sociedade precisa reconhecer e cuidar dos professores”, disse Marisa Serrano. “É sempre muito bom ser reconhecida pela Assembleia Legislativa como professora”, acrescentou, falando em nome de todos os homenageados.

Para a conselheira, os tempos estão difíceis para estes profissionais, que não conseguem mais atuar com a mesma autoridade de antigamente.

“Antes, as famílias eram responsáveis pela educação de berço de seus filhos. Hoje, as famílias mudaram e a relação dessas famílias com a escola também mudou. Eu era muito respeitada quando lecionava, mas hoje a juventude tem outra cabeça”, opinou.

Marisa também criticou a falta de inclusão digital nas escolas. Para ela, não adianta o governo comprar notebooks e tablets para as unidades de ensino, se estes equipamentos não estão conectados à rede mundial de computadores e não podem ser aproveitados pedagogicamente.

A conselheira é responsável pela criação do Núcleo Estratégico de Educação do Tribunal de Contas, onde tem trabalhado pela melhoria da gestão dos recursos públicos repassados ao setor.

O secretário da Habitação e das Cidades, Carlos Marun, participou da sessão solene, assim como o secretário Extraordinário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelsinho Trad (PMDB), que representou na ocasião o governador André Puccinelli (PMDB).

Nelsinho, que foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos, com 115 mil crianças matriculadas na rede pública, destacou a formação continuada dos professores como algo imprescindível no sistema escolar.

“É preciso dar a eles estímulo, melhor capacitação, fazer com que eles se prendam à sua função e passem aos alunos a qualidade daquilo que aprenderam”, afirmou.

Além de Nilene Badeca e de Marisa Serrano, Mara Caseiro homenageou outros nove educadores: Washington Luiz Vera Celestino, Darcy Aparecida Caseiro de Oliveira, Ana Cristina Dorsa, Tânia Francini Steinle Melo, Sirlei Izabel de Freitas, Elisabete Freitas Estrela, Diogo Cezar, Silvio Rogério Alves Esquinca e Maria da Glória Paim Barcellos.

Também foram homenageados: Eugênia Portela de Siqueira Marques (por proposição do deputado Amarildo Cruz, do PT); Luiz Pereira (Cabo Almi, PT); Acácio Luiz Sampaio e José Aparecido Alves (Dione Hashioka, PSDB); Marlene Coelho Chamorro (George Takimoto, PDT); Nadir Ferreira e Silvana Teresa Vendruscelo (Junior Mochi, PMDB); e Antonio Leopoldo Van Suypenne (Laerte Tetila, PT).

A comenda “Professor Comprometido” foi entregue ainda para Geruza Aparecida Ferreira Saraiva e Vilson Guedes da Silva (por proposição do deputado Lauro Davi, do Pros); Julio Cezar Gama Fernandes e Valter Schneider (Lídio Lopes, PEN); Eliana de Matos Carvalho (Marcio Fernandes, PTdoB); Lucinéia Aparecido Tessaro e Francisco Fagundes Corrêa (Marquinhos Trad); e Mário Cesar de Paula Ribeiro (Osvane Ramos, Pros).

O evento contou com a apresentação dos bailarinos Alex e Rafaela, alunos da escola estadual  Olinda Conceição Teixeira Bacha. A unidade foi vencedora do prêmio Gestão Escolar 2013.