Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Professores rejeitam proposta de Ari e mantêm greve

A paralisação atinge 70% das escolas municipais e Ceim’s (Centro de Educação Infantil Municipal)

Diário MS

27 de Abril de 2010 - 09:51

Em assembleia realizada na manhã de ontem, os professores e funcionários administrativos da rede municipal de ensino rejeitaram a nova proposta apresentada pela Prefeitura de Dourados e decidiram manter o movimento de greve iniciada na semana passada.

A paralisação atinge 70% das escolas municipais e Ceim’s (Centro de Educação Infantil Municipal). A proposta apresentada na sexta-feira pela prefeitura prevê uma reposição salarial aos professores de 6% e um reajuste de 4% no adicional de incentivo ao magistério. Ele disse que proposta será avaliada pela categoria em assembleia que acontece hoje na sede da entidade, além de uma gratificação de 5% oferecida aos 155 funcionários administrativos da Educação que fizeram o curso Pró-funcionário.

Conforme a secretária-geral do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação de Dourados), Rosinéia Moreno, além de estar de estar aquém dos índices pretendidos pela entidade, a proposta do município não prevê nenhuma melhoria aos funcionários administrativos, já que a gratificação de 5% oferecida pela prefeitura não atingiria nem 10% dos servidores administrativos da Educação no município.

“Queremos uma proposta coesa, que atenda as necessidades de toda a categoria. A prefeitura propôs aos professores um aumento de 4% no adicional de incentivo ao magistério, que é um avanço, mas deixou os administrativos de fora. Desta forma, vamos manter o nosso movimento e lutar por uma proposta decente que atenda toda a categoria”, comentou.

Rosinéia disse que o Simted protocolou ainda ontem um ofício comunicando a prefeitura sobre a ‘negativa’ da categoria e solicitando análise da proposta feita pelos servidores na semana passada. Inicialmente, os educadores reivindicavam um reajuste salarial de 40%, além de melhorias no PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração), redução da jornada de trabalho dos funcionários administrativos e a manutenção das eleições diretas para escolha dos diretores.

No entanto, na semana passada os professores decidiram ‘dissolver’ o índice de reajuste salarial solicitado a prefeitura. Conforme o presidente do Simted, a categoria pretende estabelecer uma política de reposição salarial a médio e longo prazo. Para 2010, os professores querem agora um aumento salarial de 6% e um adicional de 12% de incentivo a Educação. Já para 2011 e 2012, a categoria reivindica um reajuste baseado no índice de inflação dos últimos 12 meses e uma reposição de 14% no adicional de incentivo a educação. “Enviamos uma proposta para a prefeitura na semana passada, solicitando um índice de reposição a médio e longo prazo. No entanto, até o momento, eles não nos responderam”, relatou.

Conforme a secretária-geral do Simted, ao receber o ofício da entidade, o secretário de Governo, Alziro Moreno, informou aos diretores do sindicato que ainda nesta semana a prefeitura deverá marcar uma reunião com a comissão de negociação para discutir a proposta apresentada pela categoria.

PROTESTO

Além da paralisação das aulas por tempo indeterminado, os professores e funcionários administrativos da rede municipal de ensino estão realizando manifestos contra a política educacional da administração do prefeito Ari Artuzi (PDT). Ontem, a categoria protestou na Câmara Municipal de Vereadores. Portando faixas e cartazes, os professores cobraram o apoio dos vereadores para a luta da categoria. Hoje pela manhã, os professores devem promover uma nova mobilização em frente ao CAM (Centro Administrativo Municipal).