Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Profissionalização rural será discutida durante encontro nacional

Assunto será debatido no 14º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, de 12 a 14 de agosto, em Bonito-MS

Júlio Mendes

08 de Agosto de 2014 - 13:17

A adoção de conceitos de administração e gestão em uma propriedade rural pode colaborar para o planejamento das atividades, diminuindo riscos e potencializando resultados. Esse é a afirmação do presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, que fala sobre o assunto durante o 14º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em Bonito, de 12 a 14 de agosto.

Riedel destaca que a profissionalização no campo é um desafio, mas que o setor tem contado com bons profissionais. “Nossas escolas de agronomia, veterinária, zootecnia e administração têm focado bastante esse tema e hoje contamos com um contingente muito bom de profissionais, capacitados para auxiliar o produtor”, destaca.

Um dos fatores vitais para o sucesso do negócio rural é aproveitar o volume de pessoas capacitadas, visando o fortalecimento da atividade. “Os que ficarem menos competitivos nesse processo, podem acabar saindo do ramo dentro de 10 ou 15 anos”, afirma. Riedel ressalta que somente a profissionalização possibilita competitividade dentro do segmento.

O planejamento também uma das palavras-chave dentro de uma empresa rural. “Isso é fundamental porque o produtor lida com uma série de fatores imponderáveis, como clima, oscilações de mercado, entre outros. É importante planejar para não ter surpresas”, salienta. Ridel complementa que o planejamento precisa prever metas. “É primordial trabalhar com indicadores, ou seja, medir os resultados para poder pensar no futuro”, conclui.

Sobre o encontro – O 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha ocorre a cada dois anos, sempre em uma região produtora em destaque no Brasil. A programação contará com painéis cujos temas são voltados à técnica do plantio e seus benefícios, bem como palestras e debates sobre fitossanidade, manejo adequado do solo, entre outros assuntos. O plantio direto na cana-de-açúcar também será discutido, tendo em vista a crescente produção sucroenergética no Estado.

O evento, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito (MS), é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), em parceria com a Fundação MS, Sistema Famasul e Embrapa Agropecuária Oeste, e conta com apoio do Sistema OCB-MS, Aprosoja MS, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran, Grupo Plantio na Palha (GPP) e outras instituições. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Febrapdp o www.febrapdp.org.br.