Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Programa “Brasil Alfabetizado” é iniciado por Arceno em Glória de Dourados

No total, Glória de Dourados matriculou 102 alunos, e as matrículas continuam abertas aos interessados em aprender a ler e escrever

Demerval Nogueira/Fátima News

15 de Janeiro de 2011 - 07:49

Programa “Brasil Alfabetizado” é iniciado por Arceno em Glória de Dourados
Prefeito Arceno, durante abertura do programa Brasil Alfabetizado no munic - Foto: Demerval Nogueira

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Glória de Dourados deu início ao Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC), sendo que a abertura oficial aconteceu na E. M. Marinha do Brasil, com a presença do prefeito Arceno Athas Júnior, da secretária municipal de educação, professora Marly Ardáia Fagundes, a técnica em assuntos Educacionais, Ana Lúcia Almeida de Queiroz Moreira, a coordenadora do projeto, professora Suely Menezes da Silva Rodrigues, os professores que irão trabalhar com os alunos matriculados no programa, além dos alunos que estão devidamente matriculados na E. M. Marinha do Brasil.

No total, Glória de Dourados matriculou 102 alunos, e as matrículas continuam abertas aos interessados em aprender a ler e escrever, os mesmos devem procurar as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os professores Luiz Fernando Isquerdo, Juliene Alves Gonçalves, Cristiane Amaral, Ana Paula de Sá, Marcilene Amaral e Luciana Cristina de Souza Felix, juntamente com a técnica em assuntos Educacionais e a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado participaram em Campo Grande, do Curso de Capacitação ocorrido no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010.

A secretária da Semec, Marly Ardáia afirma, “nós acreditamos neste programa que abre os trabalhos educacionais em nosso município nesta temporada de 2011, e temos plena certeza que todos os professores estão preparados para exercerem esta missão tão especial, tendo em vista que o Curso de Capacitação foi abrangente e positivo, onde todos puderam analisar e observar todos os detalhes que o programa oferece. Em nosso município nós começamos bem, graças ao apoio logístico do prefeito Dr. Arceno Athas, que em sua gestão também tem como prioridade essencial a educação”, constata Ardáia.

O Programa Brasil Alfabetizado teve início no dia 10 de janeiro e prossegue até o mês de setembro deste ano. As aulas estão sendo ministradas no período noturno, das 19h às 21h30, na E. M. Marinha do Brasil, E. M. Dois de Maio Polo e na E. E. Vânia Medeiros Lopes. Os professores que integram o referido programa de aprendizagem são bolsistas do Ministério da Educação (MEC), entretanto são ligados diretamente à Semec, que controla todos os programas embutidos na Rede Municipal de Ensino (Reme).

A coordenadora do Programa, professora Suely Menezes salienta, “este programa tem por objetivo atingir um público alvo, ou seja, pessoas não alfabetizadas acima de 15 anos. Este programa objetiva findar com o analfabetismo, não somente em nosso município, mas em nível nacional”, opina Menezes.

Usando a palavra o prefeito Arceno Athas comentou sobre a elevada importância do Programa Brasil Alfabetizado destacando, “este é um trabalho importante, nós acreditamos nos professores que receberam a capacitação para gerenciar esta missão, ao mesmo tempo contamos com a ativa participação de todos os alunos matriculados”, esclareceu o prefeito argumentando ainda, “nós precisamos contribuir de forma decisiva com os destinos do nosso País e, somente através deste trabalho maravilhoso, com certeza vamos contribuir decisivamente na erradicação do analfabetismo em nosso município, tendo em vista que ler e escrever são praticamente direitos adquiridos de todos os cidadãos, além de ser uma questão de dignidade e oportunidades a todos aqueles que ainda não tiveram a chance de aprender a ler e escrever, transformando suas vidas e vislumbrando novos horizontes”, dimensiona Athas.