Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Programa de controle de obesidade da Enersul ganha prêmio de qualidade do Sesi

O programa é direcionado aos colaboradores que realizam serviços a campo e principalmente em alturas

Daniel Pedra

25 de Março de 2011 - 10:25

O programa de controle de obesidade da Enersul está garantindo mais qualidade de vida aos funcionários e reconhecimento. O PCO, como é chadado, foi o vencedor do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010  entregue nesta semana Casa da Indústria de Mato Grosso do Sul.

O programa é direcionado aos colaboradores que realizam serviços a campo e principalmente em alturas. Aplicado há três anos, atendendo aos compromissos da Política de Sustentabilidade da Rede Energia que controla a Enersul, o PCO possibilitou com que a totalidade dos eletricistas conquistassem o peso ideal para a atividade bem como atingissem o índice de massa corpórica-IMC recomendado para a estrutura de cada um. "Uma conquista para ser comemorada", segundo a assessoria da concessionária.

O peso corporal elevado é importante fator de contribuição para o aparecimento de várias doenças, tais como o diabetes, a hipertensão arterial, doenças das articulações e musculares. No decorrer destas doenças, aumenta a possibilidade de ocorrerem sintomas como tonteiras, síncopes, instabilidades articulares, dentre outros. Ao lado disso o aumento de peso prejudica o melhor desempenho de funções que necessitem de maior complexidade ergonômica, aumentando de maneira previsível o risco de acidentes.

O Prêmio Qualidade no Trabalho – PSQT foi disputado por 24 empresas e indústrias de quatro cidades do Estado, concorrendo em 28 práticas de gestão e de valorização dos colaboradores.  Na abertura do evento, o vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, ressaltou que o PSQT é um reconhecimento público às empresas  por suas práticas de gestão e valorização de seus colaboradores, tendo como foco a inovação nos modelos de trabalho na perspectiva de sustentabilidade dos negócios.