Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Programa itinerante da Cassems levará atendimento para 5 cidades do interior

Serão cinco médicos especialistas em diversas áreas da medicina. A demartologista Lidiane de Oliveira realizará atendimentos em Coxim na quinta-feira (06).

Campo Grande News

07 de Fevereiro de 2017 - 16:39

O programa Cassems Itinerante, que tem como intuito levar atendimento médico para população do interior de Mato Grosso do Sul, passará por Dourados, Jardim, Coxim, Corumbá e Naviraí nesta semana. 

Serão cinco médicos especialistas em diversas áreas da medicina. A demartologista Lidiane de Oliveira realizará atendimentos em Coxim na quinta-feira (06). No sábado (11), a geriatra Aline Eloisa atende em Corumbá, o psiquiatra Antônio de Carvalho e a neurologista Tatiane Dantas em Dourados, a pediatra Ivete Asato e o ginecologista Bruno Veit em Jardim, e a endocrinologista Lara Rúbio estará em Naviraí.

Programa - Criado em 2013, o programa já passou por oito cidades de Mato Grosso do Sul. Em 2016, 7 mil pessoas foram atendidas.

Conforme a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso do projeto depende da parceria dos profissionais da saúde, que aceitam o deslocamento até as cidades interioranas. Ela explicou que um levantamento sobre a demanda em cada município é feito antes do roteiro ser definido.

“Nós criamos o cronograma do programa sempre baseado nas necessidades locais, analisando a viabilidade administrativa e também do profissional e, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”, alegou.

Para o neurocirurgião Eurico Feltrin, que realiza atendimentos no “Cassems Itinerante”, o programa é muito importante para a população do interior. “Vejo que a Cassems, com a realização do Cassems Itinerante, avança de forma pioneira para o interior do Estado, onde o profissional médico, especialista, está menos disponível. Esse assunto é muito discutido e pouco se avançou em todo o Brasil, por isso, penso que a Cassems desenvolve uma importante função social a que se destina, cuidando da vida de seus mais de 200 mil beneficiários nestes 15 anos”.