Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Programa potencializará sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul

A ação tem como objetivo fortalecer as relações institucionais, capacitar líderes do agronegócio e analisar ações dos 68 sindicatos rurais, de 72 municípios do Estado.

Famasul

03 de Julho de 2013 - 08:25

Aproximadamente 104 dirigentes, colaboradores e mobilizadores dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul participarão na segunda semana do mês de julho do Programa Sindicato Forte. A ação tem como objetivo fortalecer as relações institucionais, capacitar líderes do agronegócio e analisar ações dos 68 sindicatos rurais, de 72 municípios do Estado.

Entre os dias 8 e 12 de julho, o programa acontecerá nos municípios de Dourados e Jardim, com programação elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul).

O Programa Sindicato Forte será dividido em duas etapas abrangendo inicialmente a capacitação dos colaboradores e dirigentes dos Sindicatos Rurais com análise de suas ações. Posteriormente será elaborado um planejamento estratégico para cada Sindicato, com a intenção de estreitar as relações institucionais.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, que receberá o programa Sindicato Forte nos dias 8 e 9 de julho, a capacitação trará maior profissionalismo e segurança para produtores e diretores. “Além de contribuir na tomada de decisões e fortalecer o grupo de produtores rurais de cada região, o programa tende a identificar as dificuldades e acelerar as ações com maior representatividade”, afirma Zeuli.

Já o presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Edilberto Martinez Grubert, assegura que os maiores beneficiados serão os produtores rurais.  “Reconhecemos a necessidade de atualização freqüente em todos os setores. E nesse caso a capacitação terá reflexos na produção, uma vez que o diagnóstico do sindicato intervém de forma direta nas ações que contribuem para o rendimento do homem do campo”.

Além de Dourados e Jardim, os municípios de São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas serão pólo do Programa Sindicato Forte entre 22 de julho e 13 de agosto. No total uma média de 272 profissionais do agronegócio estarão envolvidos na capacitação oferecida pela CNA e Sistema Famasul.