Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Projeto garante estabilidade às empregadas gestantes temporárias

A Constituição já proíbe a demissão sem justa causa de empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Agência Câmara

01 de Agosto de 2013 - 13:00

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5659/13 que estende a estabilidade provisória garantida às empregadas gestantes também para os casos de contrato de trabalho por tempo determinado.

A Constituição já proíbe a demissão sem justa causa de empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Além disso, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) assegura essa estabilidade provisória também à funcionária que tiver a gravidez confirmada durante o aviso prévio.

O deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), autor do projeto, afirma que, na prática, essa estabilidade já é assegurada pela Justiça do Trabalho. Ele explica, no entanto, que, como a súmula não é vinculante, os juízes podem decidir de maneira diferente.

"Desta forma, nada mais justo do que transformar em lei uma matéria que já está sumulada pelo TST", argumenta Jacob.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.