Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Projeto quer incluir ações e programas de trânsito nas escolas de MS

De acordo com o autor do projeto, este novo “instrumento” poderá formar cidadãos mais conscientes tanto para vida como ao trânsito

Campo Grande News

04 de Julho de 2014 - 09:30

O projeto de autoria do deputado Laerte Tetila (PT) quer instituir o Plano Estadual de Educação para o Trânsito nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. Neste contexto seriam desenvolvidas ações integradas entre órgãos públicos educacionais, além de programas sobre este tema, sendo este trabalho coordenado pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e Secretaria Estadual de Educação.

Nesta proposta este plano não seria implantado como uma disciplina específica, porém desenvolvida no interior dos currículos escolares, em ações e articulações em várias áreas do conhecimento, com propostas pedagógicas inovadoras sobre o tema. O trabalho seria acompanhado por órgãos que integram os sistemas estaduais de ensino e trânsito, com reuniões regionais e um encontro estadual anual, para debater as atividades e projetos desenvolvidos.

De acordo com o autor do projeto, este novo “instrumento” poderá formar cidadãos mais conscientes tanto para vida como ao trânsito. “O intuito que a população (MS) não faça parte das estatísticas de trânsito, entendo que está diretamente ligada a uma mudança de cultura, que só virá por aprendizagem contínua”.

Entre as metas do projeto estão a promoção da cidadania, adoção de currículo interdisciplinar sobre segurança no trânsito, implantar conteúdos nas escolas de formação de magistério, melhorar a formação e habilitação dos condutores, assim como intensificar as campanhas nos meios de comunicação.

O projeto está em trâmite e será analisado pelas comissões do legislativo, para depois entrar em pauta e ser votados pelos parlamentares, na Assembleia Legislativa.