Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Projeto universitário leva mutirão de saúde a reeducandos e servidores penitenciários

Sob a coordenação do doutor Júlio Henrique Rosa Croda, a equipe é formada por 19 pessoas

Notícias MS

11 de Janeiro de 2013 - 08:38

Um projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai verificar a prevalência de tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis na população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional do Estado.

Com a anuência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a pesquisa será feita em unidades penais de regime fechado de Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Campo Grande. Sob a coordenação do doutor Júlio Henrique Rosa Croda, a equipe é formada por 19 pessoas, envolvendo alunos de mestrado e doutorado, graduação e profissionais da área de saúde.

Foto: Agepen

Os trabalhos tiveram início no dia 7 nos presídios de Corumbá (fotos). Conforme o cronograma, a pesquisa prossegue na cidade até este dia 11. 

A ação abrange a realização de entrevistas sobre exposição à tuberculose e risco de DSTs, além de coleta de sangue, escarro e teste tuberculínico. 

Com duração aproximada de três meses, o projeto pretende atender a cerca de 4.070 pessoas nas unidades penais dos cinco municípios.