Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 5 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Pronatec do Senar realiza primeiro ‘Curso de Moleiro’ em Mato Grosso do Sul

De 7 a 11 de outubro, o Senar oferece 54 cursos gratuitos para trabalhadores e produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

Famasul

05 de Outubro de 2013 - 07:06

Através de conhecimentos sobre produção, colheita e classificação de grãos, o moleiro realiza o processo de moagem dos tipos de milho e  da soja. A profissão é uma das mais antigas do mundo e foi de grande relevância para o desenvolvimento da agricultura. Para capacitar profissionais devido à carência no setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realiza em Maracaju o ‘Curso de Moleiro’, de 7 de outubro a 6 de dezembro.

 O ‘Curso de Moleiro’ é o primeiro realizado pelo Pronatec do Senar em Mato Grosso do Sul e tem carga horária de 160 horas. Segundo o instrutor Paulo Tanoye, para desempenhar o trabalho de moagem de grãos o profissional precisa de conhecimentos acerca das etapas de produção. “O curso tem como eixo central a produção de grãos dentro da propriedade rural, com ênfase na parte da colheita e classificação dos tipos de grãos”, explica.

 Para a moagem, soja e milho devem estar classificados de forma correta. Da soja é originado o óleo e também o farelo. No caso do milho, é preciso ter conhecimento sobre o tipo do grão produzido. Se for do tipo duro, provavelmente será destinado à produção de ração e, se for do tipo dentado, à produção de amido. “A moagem do grão será direcionada de acordo com o tipo do milho”, afirma Tanoye.

O instrutor do Senar aponta o grande número de empresas de armazenagem instaladas em Maracaju e também a vinda de novas companhias de moagem de grãos. “Maracaju é destaque na produção de grãos no Estado e o curso tem como principal função capacitar esses profissionais para trabalhar no setor, devido à vinda de novas empresas para a região”.

 Na parte prática da capacitação, a ênfase é para o processamento e armazenamento. Os participantes terão a oportunidade de verificar passo a passo os procedimentos nas indústrias de armazenamento. Conheça os cursos oferecidos pelo Senar no mês de outubro no site www.senarms.org.br ou no Facebook facebook.com/senarms. De 7 a 11 de outubro, o Senar oferece 54 cursos gratuitos para trabalhadores e produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

Sobre o Sistema Famasul - O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.