Sidrolandia
Qualidade do ensino público caiu nos últimos três anos
Há três anos, a qualidade do ensino público comparado com o particular caiu muito
Portal Educação
21 de Setembro de 2010 - 16:18
A cada dia as pessoas estão levando mais a sério a questão do estudo, da escolaridade. Porém, quem não tem condições financeiras de pagar uma escola particular tem que encarar o ensino público, que não está lá estas coisas.
Há três anos, a qualidade do ensino público comparado com o particular caiu muito. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDEB (principal indicador do MEC de avaliação da qualidade da educação brasileira), um aluno que completa o ensino fundamental em colégio privado sabe, em média, mais que um formado no ensino médio público, com três anos a mais de um estudo.
O nível socioeconômico dos alunos é o fator que mais tem impacto nas suas notas. Os alunos de escolas particulares vêm de famílias escolarizadas, explica a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.
Taxas de aprovação de alunos e médias em testes de português e de matemática fazem parte de uma escala que vai de zero a dez do índice do IDEB. Nestes três anos (2005 a 2009), todos os níveis pesquisados tiveram quedas entre a diferença de ensino público e particular.