Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 4 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Racionamento de água deve se estender por mais 30 dias, prevê Sanesul

A expectativa é de que o novo poço atinja 100 metros cúbicos, produção que acabaria com a dependência do super poço da Rua Espírito Santo

Flávio Paes/Região News

01 de Agosto de 2013 - 09:30

Foto: Marcos Tomé/Região News

Racionamento de água deve se estender por mais 30 dias, prevê Sanesul

Marcelo Piel, gerente da Sanesul mostra a nossa reportagem os pontos de racionamento na cidade

Mesmo de forma atenuada, caso o super poço não volte a produzir água misturada com areia como aconteceu domingo passado quando se colocou em funcionamento a bomba que substituiu a que apresentou problemas técnicos na terça-feira passada, a população continuará convivendo com racionamento de água nos próximos 30 dias.

Segundo o gerente local da Sanesul, Marcelo Piel, dentro de 10 dias deve ser iniciada a perfuração de mais um poço profundo localizado nos fundos do escritório da empresa na cidade. A expectativa é de que o novo poço atinja 100 metros cúbicos, produção que acabaria com a dependência do super poço da Rua Espírito Santo, responsável por 60% da água produzida na cidade.

Por enquanto a empresa ainda trabalha com a possibilidade de reaproveitamento do super poço que produzia 185 metros cúbicos por hora e desde outubro do ano passado vem apresentando problemas, exigindo três substituições de bomba, até que no domingo, junto com a água veio à superfície areia.

Foi então que se decidiu trocar este equipamento pela bomba que terminou de ser instalada nesta quarta-feira à noite, gerando vazão de 105 metros cúbicos. Foi feita a perfilagem do poço (que é a filmagem com a câmara de controle remoto) para tentar identificar o que teria originado o problema. A perfuração de mais um poço em Sidrolândia, faz parte de um projeto que inclui obras de perfuração de 25 poços tubulares profundos em 22 localidades do Estado.

O valor total do contrato é de R$ 3,5 milhões de recursos próprios. Os novos poços irão complementar o abastecimento e, em alguns casos, substituir os poços antigos. A empresa que fará o serviço (a Iguaçu Poços Artesianos) iniciará a perfuração na cidade, quando terminar o novo poço de Piraputanga, distrito de Aquidauana.