Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Reforma e ampliação do Fórum de Caarapó será inaugurada hoje

Os banheiros coletivos foram reformulados e também houve ampliação do arquivo geral

Conjuntura Online

27 de Janeiro de 2011 - 10:25

Mais uma obra do poder judiciário estadual será entregue nesta quinta-feira (27). Está marcada para as 16h a solenidade de inauguração da reforma e ampliação do prédio do Fórum da Comarca de Caarapó.

Com a ampliação da estrutura física, haverá um melhor atendimento à população, já que a edificação contava com uma estrutura de 1ª Entrância e já há algum tempo a comarca fora elevada à 2ª Entrância. Desse modo a área total foi ampliada e passa agora a contar com quase 940m² de área construída.

O prédio passa a ser composto por dois conjuntos de gabinete de juiz e sala de audiência e assessoria e dois cartórios cível/criminal, cada um com arquivo próprio. Há também o tribunal do júri, o cartório do juizado especial, sala de audiência do juizado, distribuição, secretaria, sala dos oficiais de justiça, do assistente social e da Defensoria Pública. Os banheiros coletivos foram reformulados e também houve ampliação do arquivo geral.

O prédio contará com estacionamento privativo, proporcionando maior segurança aos magistrados, com a troca da antiga estrutura de madeira do estacionamento coberto por uma nova estrutura metálica com ampliação de vagas.

Buscando ser plenamente acessível, a edificação possui sinalização tátil de pisos e calçadas, juntamente com a reforma do banheiro adaptado aos portadores de necessidades especiais.

Outra questão levada em conta foi a sustentabilidade e eficiência energética da construção, baseando-se nas orientações do Conselho Nacional Justiça e em boas práticas ambientais.

Para tanto, o prédio foi dotado de condicionadores de ar tipo split de maior eficiência energética, pintura de paredes externas em cores predominantemente claras, luminárias e lâmpadas de alta eficiência, além de privilegiar a iluminação natural e manter uma boa taxa de permeabilidade do solo.

Atuam hoje na comarca os juízes de Direito Fernando Chemin Cury e Waldir Peixoto Barbosa, Diretor do Foro em substituição legal. De acordo com Dr. Waldir Barbosa, a reforma solucionará os problemas até então enfrentados com a falta de espaço, porque, explica o magistrado, quando a comarca foi elevada à 2ª Entrância houve algumas adaptações provisórias.

O juiz afirma que a execução da obra de reforma e ampliação do Fórum veio sanar as acomodações precárias, sobretudo pela falta de espaço. Segundo ele, “tudo aumentou, a demanda de trabalho, o número de magistrados, servidores, advogados, etc. somente a estrutura do Fórum não havia sido ampliada para atender essa nova realidade”.

A partir de agora, finaliza o magistrado, o jurisdicionado será atendido num edifício que proporciona mais conforto, que dispõe de espaços ampliados e adequados para atender a atual demanda.