Sidrolandia
Rios da região de Dourados estão infestados do bagre africano
Há menos de um ano eles começaram a aparecer nos rios Ivinhema, Dourados e Brilhante
Dourados Informa
16 de Setembro de 2010 - 16:30
O desequilíbrio entre os cardumes nos rios da Grande Dourados está se acentuando com a infestação de bagres africanos que comem com uma ferocidade incomum alevinos de outras espécies e se reproduzem rapidamente.
Há menos de um ano eles começaram a aparecer nos rios Ivinhema, Dourados e Brilhante e tem sido pescados cada vez com maior freqüência e em grande quantidade.
Esse predador noturno causou uma invasão silenciosa em rios e lagos do Sudeste. Rios como o Guandu, Tinguá, Iguaçu, Macaé, assim como suas bacias hidrográficas estão infestadas de bagres africanos em diversas fases de crescimento, prova irrefutável de sua capacidade reprodutiva fora de suas águas nativas. E chegaram rapidamente à Grande Dourados.
Nas bacias hidrográficas do Sudeste ele já é considerado a 2ª causa da acentuada diminuição das populações nativas de crustáceos, peixes e moluscos.
Assim como vários organismos equivalentes, não houve um estudo de impacto ambiental adequado antes do início da importação de matrizes, assim o lobby importador foi mais forte.
Um grupo local pescou dias atrás uma grande quantidade no Rio Dourados. Eles são mais encontrados em lagoas e nas bocas do rio. A carne é bem apreciada, parecida com a do Pintado.