Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Safra de milho de MS supera expectativa e chega a 7,8 milhões de toneladas

O Estado passa a representar 17% da produção nacional de milho safrinha, que deve acumular 45 milhões de toneladas segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Famasul

06 de Setembro de 2013 - 16:55

Mato Grosso do Sul superou a expectativa otimista e colheu 7,8 milhões de toneladas neste ciclo do milho safrinha. O relatório do Sistema de Informações Geográfica do Agronegócio (Siga), divulgado nesta sexta-feira (6), aponta que houve superação na estimativa que apontava colheita de 6,9 milhões de toneladas. O Estado passa a representar 17% da produção nacional de milho safrinha, que deve acumular 45 milhões de toneladas segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Almir Dalpasquale, a surpresa quanto volume produzido em Mato Grosso do Sul se deve às estratégias dos agricultores. “Com o plantio antecipado os agricultores do Estado diminuíram o risco de que a geada afetasse a lavoura. Esse fator, somado às chuvas que favoreceram e a escolha de sementes de qualidade, fez o sucesso desta safra”, avalia Dalpasquale.

Com produtividade média de 83 sacas por hectare no Estado, a colheita atual supera a safra 2011/12 em 17,8%, quando o volume acumulou 6,4 milhões de toneladas. O aumento da área foi menos representativo, a safra 2012/13 ocupou 1,5 milhão de hectare, ante 1,3 milhão da safra anterior, representando acréscimo de 15% de acordo com o Siga. Os agricultores de Campo Grande comemoram a colheita com o título de maior produtividade média, chegaram a colher 92,3 sacas por hectare.

Segundo o analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), Leonardo Carlotto, para o levantamento das estatísticas da colheita do milho safrinha foram necessárias entrevistas com agricultores e análises nas lavouras de 381 propriedades, distribuídas em 24 municípios das principais regiões produtoras de grãos do Estado. Os resultados dão destaque aos municípios de Maracaju e Dourados, os maiores produtores de milho safrinha no ciclo, com volume acumulado em 1,1 milhão de toneladas e 729,6 mil toneladas, respectivamente.

O próximo relatório do Siga será divulgado na segunda quinzena do mês de setembro, quando iniciado a plantio da soja referente a safra 2013/14. Além das informações de área, produção, produtividade e estimativas, os técnicos da Aprosoja/MS divulgarão dados relacionados a situação dos armazéns e capacidade de estoque de grãos no Estado.