Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 30 de Novembro de 2020

Sidrolandia

Safra recorde em 2013 não supre demanda mundial por alimentos

O crescimento populacional e a renda dos consumidores resultam na procura por alimentos que consomem mais recursos para serem produzidos, como as carnes.

Agrolink

04 de Fevereiro de 2014 - 09:43

Mesmo a safra recorde de grãos brasileira em 2013 não será suficiente para acompanhar o aumento da demanda por alimentos.  A projeção é do Fundo de Populações das Nações Unidas (organismo da ONU responsável por questões populacionais).

O crescimento populacional e a renda dos consumidores resultam na procura por alimentos que consomem mais recursos para serem produzidos, como as carnes. O tema será debatido no Global Agribusiness Forum 2014, a ser realizado nos dias 24 e 25 de Março.

“Acredito que esta demanda será atendida com aumento de produtividade e produção. Deve haver uma troca de atividades, com a substituição de áreas de pastagens por áreas agrícolas, especialmente no Brasil e países do Mercosul. Aposto também no crescimento da produtividade das áreas agrícolas em todas as regiões produtoras”, comentou João de Almeida Sampaio Filho, presidente do Cosag (Conselho Superior de Agronegócio) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Um novo modelo deve ser trabalhado, com cada vez mais produtos de valor agregado e adaptados a cultura dos países compradores”, completa Sampaio.

Estarão presentes no Global Agribusiness Forum os diretores executivos de algumas das organizações internacionais de commodities agrícolas, como: EtsuoKitahara, diretor executivo do IGC (Internacional GrainsCouncil); Jean Marc Anga, diretor executivo da ICCO (InternationalCocoaOrganization); Robério Silva, diretor executivo do ICO (InternationalCoffeeOrganization); e Peter Baron, ex-diretor executivo do ISO (International Sugar Organization).