Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sanesul perfura poço em Deodápolis para aumentar oferta de água à população

O valor investido na perfuração foi de R$ 71,2 mil de recursos próprios, e os trabalhos foram finalizados no dia 29 de novembro

Eliton Santos/Deodápolis Agora

05 de Dezembro de 2012 - 10:24

A Sanesul acaba de perfurar um poço tubular profundo em Deodápolis para aumentar a capacidade de produção de água do município. O incremento será de 100 mil litros de água por hora e irá complementar o abastecimento da população urbana, beneficiando cerca de 11.200 habitantes.

O valor investido na perfuração foi de R$ 71,2 mil de recursos próprios, e os trabalhos foram finalizados no dia 29 de novembro. De acordo com o geólogo da Sanesul, Antônio Carlos Benatte, o poço foi perfurado em rochas vulcânicas da Formação Serra Geral, da Bacia Geológica do Paraná, com diâmetro útil de 8” e profundidade de 102 metros.

Para determinar uma região com maior probabilidade de produção de água, o poço foi locado através de estudos geofísicos pelo método da eletrorresistividade, o qual visou à definição das regiões de fratura da rocha. Benatte informa que, na próxima semana, o poço será testado com bomba submersa para definição dos parâmetros hidrodinâmicos.

A cidade possui cinco poços que, juntos, produzem 70 mil litros de água por hora. Com o novo poço, a produção terá um incremento de 142,8%. Para sua ativação, é necessária a instalação de adutora, urbanização, ligações elétricas e bomba.