Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Julho de 2024

Sidrolandia

São Gabriel tem melhor educação pública do interior do Estado

Com nota 5, São Gabriel do Oeste garantiu a melhor colocação entre os municípios do interior do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) 2009 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

BBC News

12 de Julho de 2010 - 13:55

O relatório foi divulgado, na última semana, pelo Ministério da Educação, mostrando que, no ranking, o município fica atrás apenas da capital, Campo Grande.

De acordo com o relatório, seis das sete escolas locais que constam na lista têm o Ideb acima da média nacional de 4,6 nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Entre as instituições que mais melhoraram o índice se comparado a 2007, estão as escolas municipal Nilma Glória - que passou de 4,3 para 4,7 – e estadual Bernardino Ferreira da Cunha, com crescimento de 4,8 para 5,3. Ainda que abaixo da média nacional, também houve significativa melhora na qualidade de ensino da escola estadual Creuza Della Coleta, que passou de nota 2,6 para 4,0.

Já no índice das séries finais, o município de São Gabriel do Oeste está em quinto no ranking estadual, com a nota 4,4 – quatro décimos acima da média nacional, 4. Também nessa área, a escola Nilma Glória garantiu o maior crescimento entre as escolas municipais de São Gabriel. Em 2007, a escola contava com nota 3,7. Já este ano, marcou 4,5. Mesmo ainda estando abaixo da média brasileira, a escola estadual São Gabriel registrou grande melhora - cresceu de 2,9 para 3,8 em dois anos.

Para o secretário municipal de Educação, Jeferson Tomazoni, os resultados são bons, mas a meta é melhorar cada vez mais. Segundo ele, a expectativa é de que, em 2011, os investimentos feitos na rede municipal nos últimos meses tragam resultados ainda mais positivos no índice. “Estamos investindo na estrutura física, na tecnologia e na leitura, o que deve refletir em resultados futuros”, aponta Jeferson.

Desde o início do ano passado, as escolas municipais receberam investimentos nos prédios – com ampliação e reforma de salas de aula e quadras esportivas, ativação dos laboratórios de informática, aquisição materiais esportivos, brinquedos e livros e criação de ludotecas para desenvolvimento motor e intelectual das crianças. Professores receberam incentivos à capacitação, com ofertas de cursos com Gestar e Pró-letramento. Outro investimento da Administração é no estímulo ao envolvimento familiar no cotidiano escolar, com palestras motivacionais para os pais e inclusão da família no Encontro de Educadores.