Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Saúde de Jateí faz atividade preventiva na escola Jovelino

A ação envolveu apenas alunas do nono ano e algumas mulheres da zona rural, onde foi realizada uma palestra sobre Câncer de Mama e Colo do Útero.

Valéria Batista

04 de Novembro de 2015 - 14:07

No município de Jateí a equipe da saúde realizou uma atividade preventiva na Escola Municipal Rural Jovelino Celestino dos Santos no Assentamento Gleba Nova esperança.

A ação envolveu apenas alunas do nono ano e algumas mulheres da zona rural, onde foi realizada uma palestra sobre Câncer de Mama e Colo do Útero, abordando os sinais e sintomas, e principalmente a prevenção das doenças através do autoexame de mamas e Papanicolau. Foi ministrada pela enfermeira Debora Stroppa com participação ativa da enfermeira Solange Paz e agentes comunitários de saúde. Na sequência as mulheres se exercitaram com o educador físico Paulo Augusto e ainda participaram de uma confraternização e sorteio de muitos brindes.

Como explica o Secretário de Saúde Geberson Alves estas ações marcam o encerramento das atividades do Outubro Rosa, na qual a saúde de Jateí aderiu à campanha preventiva com orientações que visaram mostrar os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo na sociedade a importância da prevenção, chamando atenção do público feminino e masculino. O município de Jateí integra a campanha desde 2009, e esteve espalhada por todos os postos do município e em parceria com o Hospital Santa Catarina. “O importante que as pessoas se conscientizem que a campanha Outubro Rosa encerrou, mas a prevenção deve ser realizada durante todo o ano” garante o secretário.

O movimento pela vida contou total respaldo do prefeito Arilson Targino, envolvendo diversos profissionais da saúde e parceiros, tudo na coordenação da enfermeira Karimi Cavazzani responsável pelo programa Saúde da Mulher, que na oportunidade agradece a parceria com a Escola Jovelino, através do diretor Samuel Bachega.