Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Saúde de Jateí implanta projeto de prevenção em escola

Conforme ressalta a enfermeira Karimi, a participação contínua tanto dos alunos como dos pais, são essenciais para o bem desenvolvimento do projeto.

Valéria Batista

24 de Setembro de 2013 - 13:44

A Secretaria Municipal de Saúde de Jateí em parceria com a Escola Estadual Prof. Joaquim Alfredo Soares Vianna do distrito Nova Esperança, implantou recentemente o Projeto Saúde na Escola uma iniciativa de prevenção e intervenção de Educação em Saúde.

O projeto incentivado pelo prefeito Arilson Targino através do Secretário de Saúde Geberson Alves, será desenvolvido na coordenação da enfermeira Karimi Aparecida Cavazzani, nutricionista Carla Tomaz, dentista Vanessa Bogo e psicóloga Janine Uchida com respaldo da diretora Milca Gandine. Tem por objetivo trabalhar a saúde nas escolas principalmente com os adolescentes que estão mais vulneráveis.

Os principais temas já abordados nesta primeira etapa foram: Sexualidade: (aplicação do protocolo de violência sexual, uso de contraceptivos e transmissão de DSTs), Nutrição (transtornos alimentares), e ainda realizadas as seguintes ações: Avaliação do peso e altura relacionados a idade, IMC, atentando quanto aos casos que necessitam de notificação compulsória; triagem de acuidade visual dos estudantes; avaliação da integridade da pele; aplicação de vacinas necessárias de acordo com o calendário básico de imunização como hepatite B, difteria e tétano, gripe influenza H1N1, febre amarela, e outros.

Conforme ressalta a enfermeira Karimi, a participação contínua tanto dos alunos como dos pais, são essenciais para o bem desenvolvimento do projeto. “Nessa etapa houve uma grande participação dos pais, que atendendo o nosso convite acompanharam seus filhos durante os procedimentos realizados.” Diz a enfermeira que completa “Esperamos que nas próximas etapas do projeto nossa comunidade participe ainda mais e usufrua dos serviços de saúde oferecidos para melhor qualidade de vida”.