Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Saúde Materno” de Jateí encerra atividades com gestantes

O projeto é desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família ESF uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social

Valéria Batista

05 de Dezembro de 2012 - 13:29

O projeto Saúde Materno do município de Jateí que atende as gestantes com orientações mensais, encerrou suas atividades deste ano. O projeto é desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família ESF uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social gerenciada por Geberson Alves e a primeira-dama Mafalda Targino incentivados pelo prefeito Arilson Targino (PMDB).

Atualmente encontra-se na coordenação da enfermeira Solange Paz e tem como função orientar as gestantes, através de reuniões mensais sobre os cuidados que devem ter durante a gestação e após o nascimento do bebê.

Com uma grande equipe multidisciplinar o Saúde Materno no decorrer destes encontros com reuniões já pré-agendadas envolve muitos profissionais, entre eles professores de Educação Física, assistente social, nutricionista, psicóloga, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeira, farmacêutica, biomédica e dentista, todos acompanhados dos Agentes Comunitários de Saúde. O último encontro foi ministrado pela farmacêutica Andréia Colombo, orientando sobre medicamentos e gestação.

Com sorteio de muitos brindes durante as reuniões, no último mês da gestação as grávidas carentes, que participarem do projeto receberão da Assistência Social o kit bebê contendo o enxoval completo. Mafalda explica que este projeto é de suma importância, visando atender 100% todas a gestantes da sede e distrito, mas a intenção da distribuição dos kits é atender as mães grávidas carentes e as emergências, visando à integração social das famílias.