Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 12 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Secretaria de Meio Ambiente convoca catadores para se cadastrar até dia 30

Só vai ter acesso ao lixão e ao futuro aterro sanitário (projetado para uma área de 20 hectares) na saída para Quebra Coco, quem estiver cadastrado vinculado a associação da categoria

Flávio Paes/Região News

10 de Julho de 2015 - 09:44

Os catadores de lixo reciclável terão até dia 30 deste mês para se cadastrarem junto à Gerência de Política Ambiental, na Rua Paraná nº 1250, esquina com a Rua Pernambuco.  A convocação é válida também para os 10 catadores em atividade no lixão e aqueles vinculados à associação, que tiveram de abandonar o serviço no ano passado por orientação da Promotoria do Meio Ambiente e da Prefeitura.

Só vai ter acesso ao lixão e ao futuro aterro sanitário (projetado para uma área de 20 hectares) na saída para Quebra Coco, quem estiver cadastrado vinculado a associação da categoria. O grupo que fundou a entidade chegou a reunir 12 catadores entre setembro e dezembro de 2014. Em média conseguia reunir material suficiente para lotar um caminhão que entregava em Campo Grande a carga vendida a Metape.

Mesmo com todas as despesas (frete, manutenção da prensa e recolhimento do INSS), a venda garantia em média um salário mínimo para cada um, segundo Sandra Lescano, uma das líderes do grupo. Ela acredita que é possível incrementar esta renda, mas são necessários pelo menos duas condições: que não haja mais de 30 catadores e de fato, a coleta seletiva implantada na cidade. A coleta deve começar em agosto, iniciado pelo comércio estabelecido nas ruas São Paulo e Avenida Dorvalino dos Santos.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cezar Queiróz, o cadastramento também permitirá apurar o perfil de quem exerce a atividade em Sidrolândia. Ele lembra que após implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva, apenas os catadores cadastrados poderão continuar na atividade.