Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Secretária de Saúde de Jateí prepara campanha Outubro Rosa

A campanha se inicia nesta semana e conta diversas ações preventivas alusivas ao Outubro Rosa

Valéria Batista

30 de Setembro de 2014 - 14:52

O município de Jateí aderindo ao movimento “Outubro Rosa” já esta nos preparativos da ação que tem como objetivo promover a prevenção e orientação sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação conta com total incentivo e respaldo da administração do prefeito Arilson Targino (PMDB).

O movimento pela vida na manhã desta segunda-feira (29) reuniu os agentes comunitários de saúde, demais profissionais e parceiros que estão inseridos na ação preventiva, todos literalmente vestiram a camisa da campanha, juntamente com o Secretario de Saúde Geberson Alves e responsável pela campanha a enfermeira Karimi Cavazzani coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

A campanha se inicia nesta semana e conta diversas ações preventivas alusivas ao Outubro Rosa, com finalidade de despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim a expectativa de cura. Na programação está previsto palestras preventivas com os beneficiários dos programas Bolsa Família e Vale Renda, incentivo a coleta de preventivo e autoexame das mamas nas três unidades de saúde, panfletagem, uso de camisetas e exposição de faixas e laços cor de rosa. O Dia D será 18 de outubro, onde haverá realização de exames e caso necessário encaminhamentos, e ainda contará com sorteio de vários brindes.

Como explica a enfermeira responsável Karimi à proposta é socializar as informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, envolvendo voluntários, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral. “O importante é que todos apoiem esta ideia, lembrando que já estamos ativos com a campanha”.

A ação Outubro Rosa no município de Jateí conta com a parceria com o Instituto Avon, que já disponibilizou diversos materiais para o bom desenvolvimento do trabalho, em decorrência do projeto da coordenadora ser enviado para ao instituto, que desde o ano passado, incentiva a campanha em Jateí.