Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 7 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Secretaria de Saúde lança hoje ações do Outubro Rosa no Mato Grosso do Sul

O governo estadual pretende reverter esta posição com ações individuais e coletivas, com elaboração de campanhas e disponibilização de ações de prevenção.

Campo Grande News

04 de Outubro de 2013 - 08:49

A Secretaria Estadual de Saúde lança hoje as atividades do Outubro Rosa que tem como objetivo promover a sensibilização da população sobre a importância do exame de mamografia e um diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento irá começar às 9h, na sede da secretária no Parque dos Poderes.

Durante o evento acontecerá a distribuição de informativos, realização de palestras e sorteio de presentes. Segundo a secretária, Mato Grosso do Sul é a 5° unidade do país em casos de mortalidade por câncer de mama. O governo estadual pretende reverter esta posição com ações individuais e coletivas, com elaboração de campanhas e disponibilização de ações de prevenção.

Ações – Com o intuito de ampliar as atividades, o governo irá implantar em 2014 o projeto Toque de Vida que irá capacitar médicos, enfermeiros e toda equipe de saúde para informar a comunidade em relação a necessidade do exame clínico da mama e mamografia.

Dados – Entre 2012 e 2013 espera-se que tenham 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, destes 330 em Campo Grande. Estudo feito em Dourados apontou que entre a idade de 40 e 69 anos a maioria tinha conhecimento sobre ao câncer de mama, no entanto metade não tinha informações sobre os fatores de risco.