Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Secretaria de Saúde realizou 6ª Conferência Municipal de Saúde

O evento aconteceu no Salão de Múltiplo Uso da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária

Franciane Trindade/ Região News

01 de Junho de 2011 - 16:35

Secretaria de Saúde realizou 6ª Conferência Municipal de Saúde
Secret - Foto: Regi

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira (31) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, o evento aconteceu no Salão de Múltiplo Uso da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade.

Esteve presentes a conselheira Estadual de Saúde de MS, Maria Inês de Carvalho Silva, Aparecida Bueno Nogueira Secretária de Estado de Saúde, Tania Rossato Secretária Municipal de Saúde, Pedro Macedo presidente do conselho Municipal de saúde os vereadores Jean Nazareth, Professor Tadeu e Drª Rosangela, o vice-prefeito Ilson Barbosa que no ato representou o prefeito Daltro Fiuza que não pode estar presente.

Com o tema “Todos usam o SUS? SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, o evento debateu os avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, além de propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde.

Reuniram-se de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.

Ao usar a palavra o vice-prefeito parabenizou o Conselho Municipal de Saúde, por mostrar transparência nas prestações de contas da União. A divulgação do Tribunal de Contas da União (TCU), que com base em levantamentos junto ao Ministério da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, destacam Sidrolândia e Naviraí como municípios referência na Região Centro-Oeste do Brasil.

O presidente da Câmara de vereadores Jean Nazareth falou em nome dos vereadores e colou o legislativo a disposição, para que a saúde do nosso município continue a melhor, disse ainda que as parcerias da Prefeitura e da Câmara somam para trazer resultados positivos para Sidrolândia.  

A conselheira Estadual de Saúde Maria Inês e a Secretária de Estado de Saúde Aparecida Bueno bem como outros representantes falaram obre o serviço do Sus que hoje é publico para todos e da importância do mesmo. Aparecida disse que a saúde não é só consumo e gastos, mas que também gera riqueza nas indústrias farmacêuticas e tecnológica que vem evoluído os equipamentos médicos.

Muitas dúvidas foram esclarecidas através de palestra e apresentações de slide, a secretária de saúde Tânia Rossato foi parabenizada durante o evento, apesar das dificuldades que a saúde enfrenta em todo o País, Tânia tem trabalhado frente à secretária do município junto a Administração Daltro Fiuza e o Ministério da Saúde, colocou-a entre os 100 secretários municipais de Saúde mais atuantes no País.

Conselho Municipal de Saúde:

Os municípios devem manter em funcionamento um conselho municipal de Saúde e realizar as conferências municipais de saúde, que possuem o papel preponderante de avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas locais de Saúde. Seguindo a orientação descentralizadora do SUS, são de suma importância, por estarem mais próximas do usuário do serviço de saúde.