Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Secretários apresentam MS a mestrandos da Yale University

MS Noticias

11 de Março de 2011 - 15:53

Em visita a três estados brasileiros para estudar a trajetória de desenvolvimento do Brasil, um grupo de mestrandos da Yale University (EUA) chega neste fim de semana a Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado, através das Secretarias de Produção (Seprotur) e Meio Ambiente (Semac), organizou para próxima segunda-feira (14) um dia inteiro de palestras sobre o cenário estadual. No mesmo dia os alunos serão recebidos na Embrapa Gado de Corte para uma palestra sobre a pecuária brasileira. A campo, o grupo realizará visitas a duas propriedades rurais.

Considerada a terceira melhor universidade do mundo, a iniciativa tem como foco a história econômica, política e social do Brasil, abrangendo o papel do setor privado e do empreendedorismo no processo de desenvolvimento, discutindo sobre os desafios e oportunidades oferecidos por um mercado emergente.

Liderados pelo professor Mushfiq Mobarak, economista e pesquisador da Yale University - e que administra projetos de pesquisa na Ásia, África e América Latina - a imersão dos alunos contempla pesquisa desenvolvida pelo professor Mobarak sobre desenvolvimento econômico de países, o papel dos setores e instituições neste processo, e como se pode melhor incentivar as populações a adotar atitudes e comportamentos benéficos ao desenvolvimento econômico, social e humano.

O itinerário em Mato Grosso do Sul permeia aprendizados sobre a economia da local; trajetória de desenvolvimento da região; o setor agropecuário; as oportunidades para investimento e crescimento econômico na região; as possíveis dificuldades enfrentadas por investidores; o papel dos setores público e privado no plano de desenvolvimento estadual; as operações, objetivos e papel das principais instituições/organizações/empresas instaladas no Estado; história e cultura regional.

Sobre os temas destacados, os Secretários Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Semac) e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) conduzirão palestras atuais abrangendo as "Políticas e Diretrizes de Infra-estrutura e Gestão Ambiental" e a "Visão Geral do Desenvolvimento do Estado", respectivamente. O consultor Paulo Salvatore Pozini também foi convidado para o encontro e irá palestrar sobre os "Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento do MS". Estas palestras acontecem das 8h30 às 10h30 no Auditório Tertuliano Amarilha - Rubens Gil de Camillo. Já no período da tarde, a partir das 14 horas na Embrapa Gado de Corte, a palestra é com o Chefe Geral Cleber Soares, sobre "Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte Brasileira". Ambas as programações acontecem na segunda-feira (14), em Campo Grande/MS (confira a programação completa).

Acompanham o professor Mushfiq Mobarak 27 alunos do primeiro e segundo ano do mesmo curso com idade média entre 30-35 anos. As nacionalidades são as mais diversas abrangendo os seguintes países: EUA, Brasil, Itália, China, Índia, Bangladesh e Canadá. Provenientes de São Paulo, após passar por Mato Grosso do Sul o grupo segue viagem para a Bahia de onde retornam para os Estados Unidos. Maiores Informações 3318-5053/3318-5004.


PROGRAMAÇÃO


Domingo 13/03

Visita Fazenda San Francisco/Pantanal.
Segunda 14/03

8h30 ás 10h30 - Auditório Tertuliano Amarilha - Rubens Gil de Camillo

08h40 Palestra Secretária Seprotur - Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias - Visão Geral do Desenvolvimento do Estado
09h15 Palestra Secretário Semac - Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes - Políticas e Diretrizes de Infra-estrutura e Gestão Ambiental

10h00 Palestra Consultor - Paulo Salvatore Pozini - Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento do MS

10h30 Debate/Encerramento

14h00 ás 16h30 - Embrapa Gado de Corte

14h00 Apresentação Institucional

14h30 Palestra Chefe Geral Embrapa Gado de Corte - Cleber Soares - Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte Brasileira

15h00 - Visita Vitrine Tecnológica Embrapa Gado de Corte

Terça 15/03

Visita a Propriedade Rural em Sidrolândia