Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 27 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Segurança Pública já soma 1.115 viaturas adquiridas pelo Estado

O governador André Puccinelli entregou 47 viaturas para a Polícia Militar da Capital e do interior

Notícias

16 de Maio de 2011 - 13:43

A segurança pública de Mato Grosso do Sul ganhou hoje (16) mais um reforço do Governo do Estado. O governador André Puccinelli entregou 47 viaturas para a Polícia Militar da Capital e do interior. Com estas unidades já são 1.115 viaturas adquiridas pelo governo do Estado desde o ano de 2007. As chaves das novas viaturas foram entregues com a presença de prefeitos durante solenidade no Pátio da Governadoria.

O governador entregou 33 veículos e 14 motocicletas para a Polícia Militar. Das 33 novas viaturas quatro rodas, 12 reforçarão o policiamento de trânsito (Ciptran). Outras 20 viaturas vão atender as demais unidades da PM.  As cinco unidades restantes serão distribuídas para os batalhões da PM de Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena, Ivinhema e Dourados. Já as 14 motocicletas vão atender um total de 12 municípios: Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Ponta Porã, Coxim, Aquidauana, Naviraí, Paranaíba (03), Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Bonito e Maracaju.

Todo o recurso investido na aquisição das 47 viaturas, um total de R$ 2.432.321,54, é proveniente do Estado, do Fundo Especial de Reequipamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Funresp) e de convênios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) com a Ciptran e com os municípios do interior.

Durante a solenidade, o governador André Puccinelli disse que o Estado vai continuar priorizando a segurança pública e para isso, desde o ano de 2007 equipou as polícias. “Os prefeitos sabem que a população pede a manutenção da paz e da ordem e esta vontade é demonstrada na prática pela segurança pública que vai continuar sendo a nossa prioridade”, ressaltou.

André lembrou que no início da administração eram apenas 300 veículos rodando em Mato Grosso/> do Sul. “Foi uma conquista grande e não podemos parar por aí. Teremos que estar sempre investindo em segurança pública e o interesse do governo é ter um Estado mais tranqüilo possível”, finalizou.

Na Capital, 12 viaturas vão reforçar a Ciptran e conforme o comandante da Companhia, tenente-coronel Alírio Villasanti Romero, o objetivo é melhorar o tempo resposta no atendimento de ocorrências de acidentes de trânsito. “Com isso vamos prestar serviço de melhor qualidade para os campo-grandenses. O investimento do governo do Estado na área de trânsito tem sido substancial. Temos uma unidade que é referencia para o Brasil na área de fiscalização, na questão do aspecto preventivo e com isso vimos a redução dos acidentes e particularmente das vitimas fatais”, ressaltou.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini a frota da segurança pública está renovada. “Aparelhando as polícias e com os cursos de capacitação percebemos resultados como a redução da criminalidade apontada pelas estatísticas. Tivemos redução de até 20% de certos crimes em algumas cidades”, destacou.

Esta redução da criminalidade e na prevenção de acidentes de trânsito tem sido percebida pelos municípios do Estado. O prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo disse que a viatura reforça ao que os municípios já têm e traz segurança e tranqüilidade. “As viaturas permitem ter atuação eficaz no trânsito. Bonito é uma cidade turística e tem um fluxo de veículos maior, por isso é importante oferecer a segurança. É mais uma conquista que o município agradece ao governo do Estado pelo excelente trabalho na segurança pública”, afirmou.

Para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o Estado avançou muito na segurança pública e a prefeitura tem acompanhado essa transformação. “Encontramos em 2007 um Estado com o pátio cheio de viaturas sucateadas e sem combustível. Tivemos um período para organizar tudo isso e hoje vemos uma transformação importante na segurança pública. Para acompanhar o Estado colocamos na Capital 1200 homens da guarda municipal uniformizados e equipados”, lembrou.

De acordo com o prefeito as novas viaturas vão contribuir para reforçar a segurança pública. “Na presença de veículos com o símbolo da polícia e gente fazendo ronda e abordando os suspeitos vamos ter uma abrangência maior dentro da cidade. Estamos trabalhando em conjunto e a questão da segurança tem melhorado dia após dia”, completou.

Os veículos entregues hoje estão com adesivos com frase de apoio à Lei Seca. O comandante da Ciptran disse que a campanha conta com a parceria do segmento dos taxistas e que será estendida para outros parceiros da unidade.