Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Sem terra terão de transferir acampamento que fica em área de fazenda

O acampamento surgiu nesta região porque fica às margens de uma estrada boiadeira aberta há mais de 50 anos

Flávio Paes/Região News

17 de Outubro de 2012 - 08:36

As 320 famílias que há sete anos estão acampadas na saída para Campo Grande, às margens de uma antiga estrada boiadeiro, rente a cerca da Fazenda Alvorada, terão mesmo de se transferir seus barracos porque estão de fato dentro dos limites da propriedade que pertence ao produtor Olinto Comparim.

São 14 hectares, parte de uma área de 25 hectares que foi desapropriada pela Prefeitura para o projeto de expansão unidade industrial da Seara/Marfrig. Os proprietários questionaram judicialmente o valor da indenização e acabou sendo fechado acordo pelo qual o município só adquiriu 11 hectares, devolvendo os restantes 14.

Segundo informações da Prefeitura, de fato o acampamento está numa área particular e os proprietários têm direito de expandir os limites, fixando o cercamento nesta faixa de 14 hectares onde estão os barracos. O acampamento surgiu nesta região porque fica às margens de uma estrada boiadeira aberta há mais de 50 anos.

Além disso, havia expectativa de que a Fazenda Alvorada (que é junção de três propriedades, com 13 mil hectares) fosse desapropriada para a reforma agrária. O projeto acabou enterrado porque a propriedade foi vendida para a família Comparim que deu prioridade a produção de soja na propriedade, alcançando níveis de produtividade que a descaracteriza como latifúndio improdutivo.