Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Senar/MS oferece curso de produção caseira de derivados da soja

Na próxima semana, de 5 a 9 de agosto, o Senar oferece 51 cursos e mais uma edição do Programa Inclusão Digital Rural, nas cidades de Angélica, Itaporã e Inocência.

Famasul

02 de Agosto de 2013 - 14:43

Por ser o quinto maior produtor de soja do país, com 5,7 milhões de hectares, Mato Grosso do Sul tem a cultura do grão muito difundida em toda sua extensão territorial. Com o objetivo de capacitar trabalhadores rurais para o preparo artesanal de produtos derivados da soja, seguindo orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) oferece nos dias 6 e 7 de agosto o curso de produção caseira de derivados da soja em Guia Lopes da Laguna.

De acordo com a instrutora do curso, Malvina Marta de Arruda, o curso deve conscientizar a utilização da soja, que é rica em nutrientes de origem animal, fibras, cálcio, evita doenças cardiovasculares e nas mulheres, os sintomas da menopausa. “Serão abordados temas como preparo do grão, processamento, técnicas de uso do extrato, da farinha, do resíduo e do grão da soja”, explica Malvina.

Através dos conhecimentos adquiridos sobre o valor nutritivo e do preparo da soja, os participantes poderão preparar, além do leite da soja, pratos como saladas, frituras, sucos, farinha e bolos. O curso que é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Guia Lopes da Laguna, na sede do sindicato, tem carga horária de 16h e limite de até 12 participantes.

Na próxima semana, de 5 a 9 de agosto, o Senar oferece 51 cursos e mais uma edição do Programa Inclusão Digital Rural, nas cidades de Angélica, Itaporã e Inocência. O programa proporciona ao produtor, trabalhador rural e familiares, acesso à internet, contribuindo para que alcancem ganhos significativos na gestão das suas atividades.