Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Senar/MS vai oferecer capacitação para 3,8 mil trabalhadores do campo em agosto

Os cursos do Senar são sempre oferecidos em parcerias, ou com os sindicatos rurais ou com prefeituras ou outras instituições

Famasul

26 de Julho de 2014 - 10:36

No mês de julho, o Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul qualificou cerca de 3 mil pessoas. Para agosto, o Senar tem confirmados 299 cursos, por meio dos quais oferece vagas para qualificar mais de 3,8 mil trabalhadores e produtores rurais.

Os cursos do Senar são sempre oferecidos em parcerias, ou com os sindicatos rurais ou com prefeituras ou outras instituições. Entre os municípios, Dourados será o que terá maior número de cursos no próximo mês, 13 no total. 

“O aumento no número de capacitações é reflexo das demandas por parte do trabalhador do campo, que percebe a necessidade de qualificação e reconhece no Senar a possibilidade de ter qualificações gratuitas”, avalia a coordenadora da Unidade Educacional da instituição, Maria do Rosário de Almeida.

Entre os cursos oferecidos em Dourados estão Implantação e Manejo Básico de Horta, de 5 a 7, e de 26 a 28, e Doma Racional, de 18 a 22, e de 26 a 30 de agosto. Com 10 cursos diferentes, Três Lagoas  oferecerá capacitações sobre Licenciamento Ambiental para Propriedades Rurais, nos dias 14 e 15, e Produção de pólen, entre os dias 27 e 29. Criação de Frango Tipo Caipira e Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados acontecem em Coxim, que receberá oito cursos no período.

Maracaju, maior produtor de grãos do Estado, sediará sete qualificações, uma delas voltada à atividade, Análise e Classificação de Grãos (Soja e Milho), que acontecerá entre os dias 20 e 23, com duas turmas disponíveis. O município receberá também a capacitação NR 31 Para Trabalhadores com Agrotóxicos e Implantação e Manejo Básico de Horta. A ovinocultura terá destaque em Rio Verde de Mato Grosso, com dois cursos: Beneficiamento da Lã Ovina, de 11 a 15, e Criação de Ovinos de Corte, nos dias 19 e 20. 

Os interessados em participar das qualificações do Senar/MS devem procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações pelo 3320-9700 ou no site www.senarms.org.br.