Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Serasa promove mutirão para limpar nome de famílias endividadas

Objetivo é permitir o acesso ao crédito para compras de final de ano. Endividamento estava na casa de 7,06% em agosto, aponta Banco Central.

G1

15 de Outubro de 2013 - 10:11

Até domingo (20), a Serasa promove um mutirão online para limpar o nome de inadimplentes, em que pelo menos 30 grandes empresas apresentarão condições facilitadas para quitar as dívidas. O objetivo é permitir o acesso ao crédito e fazer com que o 13º salário possa ser injetado no comércio. O acesso ao Feirão Limpa Nome Online pode ser feito por este site.

De acordo com o superintendente de informações sobre consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata, muitos dos bancos e das empresas credoras são receptivos a renegociações de dívidas. Conforme Nagata, o melhor caminho para colocar as contas em dia é evitar intermediários e ir diretamente aos departamentos de crédito das companhias, em busca de uma solução que limpe seu nome.

O Brasil ainda se mantém em um patamar relativamente alto de inadimplência se comparado com países desenvolvidos, mas os calotes têm caído gradativamente. Após chegar a um pico de 8,17% em setembro de 2012, a proporção de consumidores com dívidas atrasadas por mais de 90 dias caiu para 7,06% em agosto passado, aponta levantamento do Banco Central.

"O endividamento está em um nível normal para uma sociedade que tem cada vez mais acesso a crédito e formas de parcelar a compra de bens. Excluindo as dívidas com o sistema imobiliário, o comprometimento da renda com o consumo ainda é baixo", analisa Patrícia Palermo, economista-chefe do Sistema Fecomércio.

Diante de um endividamento que, segundo o Banco Central, suga 45% da renda das famílias brasileiras, manter as contas em dia exige cada vez mais planejamento e organização financeira.