Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Julho de 2024

Sidrolandia

Servidoras poderão deixar filhos em creche no período final da licença-maternidade

A regra consta de projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (13) pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo

Assessoria

13 de Setembro de 2012 - 13:17

As servidoras do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul poderão ter o direito de deixar os filhos em creches nos 15 dias finais da licença-maternidade. A regra consta de projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (13) pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo.

O projeto altera a Lei nº 4.091/11 para permitir que no período de prorrogação da licença-maternidade e licença-adotante as crianças, nos últimos 15 dias da prorrogação, possam ser mantidas em creche ou organização similar.

O deputado Marcio Fernandes explica que a mudança é importante por fomentar a necessária adaptação das crianças aos ambientes das creches ou aos cuidados de terceiros.

“Os ambientes desconhecidos, as novas rotinas, a alimentação, as pessoas não familiares, as separações diárias e a ausência da mãe trazem às crianças uma significativa exigência social e emocional”, justifica o deputado. Ele lembra ainda que a adaptação muitas vezes é difícil também para a família e para os educadores.

“Portanto, é importante que no período de adaptação a mãe fique junto à criança para auxiliar na exploração deste ambiente estranho e no estabelecimento de novos relacionamentos com os educadores e outras crianças”, conclui Marcio Fernandes.

Para vigorar, o projeto ainda precisa ser aprovado em duas discussões, sancionado e publicado na imprensa oficial.