Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sesi de Dourados intensifica ações de educação e saúde em 3 indústrias sucroenergéticas

Os 534 funcionários das usinas São Fernando, Bunge Monteverde e Energética Santa Helena aprovam o Programa

Daniel Pedra

07 de Fevereiro de 2014 - 10:24

No âmbito do Programa de Capacitação Básica, o Sesi de Dourados está intensificando as ações de educação e saúde iniciadas em janeiro deste ano junto aos trabalhadores das indústrias sucroenergéticas São Fernando, Bunge Monteverde e Energética Santa Helena localizadas na região.

Pelo menos 535 funcionários das três usinas estão sendo beneficiados com cursos da educação continuada, DSEV (Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida), ações educativas informativas, além de ginástica laboral, torneios de futsal, natação e tênis de mesa.

A iniciativa recebe a aprovação dos colaboradores e têm proporcionado desenvolvimento profissional, além do cuidado com a saúde e o bem-estar. Esse é o caso do líder de campo da Usina São Fernando, Aparecido Francisco dos Santos.

“Por meio do curso temos a oportunidade de atualizar e melhorar os nossos conhecimentos em diversas áreas. Eu particularmente gostei do curso de combate ao abuso e à exploração sexual, pois ficamos mais atentos aos passos dos nossos filhos, sobrinho e netos. Todos perceberam a importância de denunciar o abuso sexual”, disse.

Handerson Cardoso dos Santos, encarregado de campo da Usina São Fernando, acredita que a parceria entre o Sesi e a indústria demonstra a preocupação com a qualidade de vida do trabalhador. “Os treinamentos foram de extrema importância para o conhecimento dos trabalhadores da usina, O conteúdo foram bem repassados e o que mais gostei foi o trabalho em equipe, quando podemos aprender a conviver em grupo e ajudar uns aos outros”, afirmou.  

Já o encarregado de campo da Usina São Fernando, Adriano Soares Corin, destacou a participação nas ações de lazer. “A ginástica está sendo de grande relevância, pois é uma atividade diária que acaba descontraindo. E também temos o torneio de futsal, que foi uma ideia muito boa e teve bastante aceitação do pessoal. Todos estão contentes com o incentivo ao esporte e também pela integração que gera, pois todos trabalham na mesma usina, mas em turnos diferentes e muitas vezes nem se conhecem e com as atividades acabam interagindo”, comentou.

Atividades

Segundo o gerente do Sesi de Dourados, Guilherme Duarte Jafar, na Usina São Fernando Açúcar e Álcool, seis turmas já foram iniciadas no dia 15 de janeiro deste ano. Para este grupo as atividades seguem até dia10 de fevereiro, enquanto para outro grupo da mesma usina as atividades começarão no dia 11 de fevereiro e seguirão até o dia 27 de fevereiro, totalizando 420 trabalhadores atendidos no total.

Já na Usina Bunge Monteverde, localizada no município de Ponta Porã, ao todo são 80 Trabalhadores inclusos no Programa, que foram divididos em duas turmas, com atividades já iniciadas no dia 13 de janeiro e término previsto para o dia 10 de abril. Na Energética Santa Helena, localizada em Nova Andradina, são 35 trabalhadores para os quais as atividades tiveram início no dia 9 de janeiro e seguem até o dia 7 de fevereiro.

“O intuito é capacitar e ofertar ações educativas básicas, complementares e específicas aos trabalhadores das indústrias, além de prestar serviços de lazer e saúde a todos os participantes", declarou Guilherme Jafar, detalhando que no âmbito dos cursos de Educação Continuada constam os de primeiros socorros, brigada de incêndio, trabalho em equipe, administre seu dinheiro, relacionamento saudável, saúde do homem, cuidado com o manuseio de agentes químicos, importância do uso de EPIs, educação e sustentabilidade e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Já as soluções em estilo de vida saudável envolvem Ginástica Laboral, Sesi Corporativo, com torneios de futsal, natação e tênis de mesa, o Sesi Circuito do Bem Estar conta com quick massage e atividades de lazer com jogos.  Os trabalhadores também recebem ações educativas informativas com orientações sobre saúde, doenças, sintomas e prevenção, além de receberem material informativo.