Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Julho de 2024

Sidrolandia

Sesi promove hoje à noite seminário sobre prevenção de acidentes no trabalho

O evento gratuito é às 20 horas no Centro de Convenções e Exposições de Albano Franco

Daniel Pedra/Região News

27 de Julho de 2010 - 09:20

O Sesi promove hoje à noite (27/07), às 20 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, seminário em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. De acordo com o gerente técnico do Sesi, Arnaldo Leite, o evento visa o despertamento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatível a atividade laboral com a prevenção da vida e à saúde do trabalhador.

“Hoje, 38 anos depois do Brasil tornar obrigatório o serviço de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários não se pode pensar um empreendimento que não esteja preocupado com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade na gestão e de bem-estar para os trabalhadores”, explicou o gerente técnico.

Ele acrescenta que financeiramente também é prática vantajosa porque se o treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados. “O seminário é voltado para profissionais da indústria e tem como público alvo empresários, funcionários de recursos humanos, médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de segurança do trabalho. Nosso objetivo é cuidar da segurança, da saúde e da vida dos trabalhadores, através de um processo educativo”, ressaltou.

Seminário

Conforme o gerente da área de saúde do Sesi de Campo Grande, Munzer Dib Safatli, o seminário terá como palestrante o gerente corporativo de higiene, segurança e medicina do trabalho da Fibria Celulose, médico Gerson Nogueira, que vai apresentar o case da indústria, detalhando o Projeto Horizonte, dando uma introdução do sistema de gestão de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Fibria. Ele também vai apresentar as principais ferramentas de gestão e resultados obtidos.

Ainda durante o encontro, o palestrante também vai detalhar a metodologia de análise e investigação de acidentes e desdobramento dos planos de ação, gestão ambiental, saúde pública com o combate à dengue e leishmaniose, além das lições aprendidas durante implantação do sistema de gestão de SSMA. Munzer Safatli detalhou que o evento também vai abrir espaço para as perguntas dos participantes.

Ele explica que, com eventos como este, o Sesi espera reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais, fazendo uma melhor avaliação de riscos através de prevenção. “A saúde e segurança nos locais de trabalho são questões importantes e básicas que tem como intuito preservar a vida humana, principalmente a dos trabalhadores”, reforçou.

O gerente da área de saúde do Sesi de Campo Grande acrescenta que o evento procura suprir as deficiências das empresas quanto às informações necessárias para a realização de melhorias da segurança no trabalho em seus ambientes laborais. “As ações preventivas são instrumentos essenciais para desenvolver a prática de processos que reduzam ou eliminem os fatores de risco de acidentes dentro de um ambiente de trabalho”, analisou.

Serviço – Inscrições ou informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3321-0809