Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 18 de Março de 2024

Sidrolandia

Sete emissoras de rádio de MS migrarão de frequência AM para FM

As rádios Difusora (AM 850) em São Gabriel do Oeste e Pantanal de Coxim, também estão entre as emissoras divulgadas nesta segunda-feira.

Campo Grande News

07 de Novembro de 2016 - 13:57

Sete emissoras de rádio de Mato Grosso do Sul foram beneficiadas pela assinatura de um termo aditivo que autoriza a migração de rádios AM para a faixa FM, no país. O documento foi assinado pelo presidente Michel Temer, nesta segunda-feira (7), em evento no Palácio do Planalto em Brasília.

Em Campo Grande, as rádios Difusora Pantanal (AM 1240) e Rádio Ativa (AM 1180) farão a migração. Em Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande é a rádio Patriarca (AM 670) que passará pela mudança de frequência para a faixa FM.

As rádios Difusora (AM 850) em São Gabriel do Oeste e Pantanal de Coxim, também estão entre as emissoras divulgadas nesta segunda-feira. As outras duas rádios a terem seus sinais de transmissão melhorados ficam em Ribas do Rio Pardo e Ivinhema.

No total, 240 emissoras de todo o país se beneficiaram com a publicação. O termo assinado nesta segunda-feira (7) em que também é comemorado o dia do radialista, dá continuidade a um processo de migração iniciado ainda em 2013, com a edição do Decreto 8.139.

Naquele ano, das 1.781 estações AM do Brasil, 1.386 (77%) pediram ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a mudança para a faixa FM, confirme divulgou o órgão.

O próximo passo das emissoras é apresentar ao ministério o projeto técnico de instalação e solicitar a autorização para uso de radiofrequência à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Além de melhorar a qualidade do sinal, a mudança de frequência das emissoras de AM para FM também possibilita que elas sejam acessadas em dispositivo móveis, como em celulares e tablets, por exemplo.