Sidrolandia
Sidrolândia comemora nesta terça-feira 59 anos, conheça sua história
Sidrolândia é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.
Franciane Trindade/Região News
11 de Dezembro de 2012 - 10:24
Sidrolândia comemora nesta terça-feira (11) os 59 anos de emancipação político-administrativa do município.
Sidrolândia é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.
História
A região do município de Sidrolândia, apesar de ser conhecida desde o início do século XVII, quando foram devassados pelos sertanistas bandeirantes, passaram apenas a ser povoadas com a chegada da família do sertanista mineiro Gabriel Francisco Lopes, que trouxe seu sogro Antônio Gonçalvez Barbosa, além de seu irmão Inocêncio Barbosa.
Em meados do século, eles estabeleceram as primeiras fazendas de gado na região, que, com a abundância de pasto e qualidade e fertilidade do solo, prosperaram com rapidez. Com isso, a região acabou atraindo outros migrantes que se radicaram dedicando-se especialmente a criação de bovinos.
Segundo o Relatório do Coronel Henrique Rohan do Governo da Província de Mato grosso, Ricardo José Gomes Jardim, em 1845 a área que compreende os rios Vacaria e Anhanduí (rios que banham atualmente o município de Sidrolândia) já possuia mais de 100 habitantes.
Apesar de o povoamento do atual município de Sidrolândia se dever à família Barbosa, que anos depois partiram para povoarem outros rincões do Sul de Mato Grosso e instalaram fazendas para a criação de bovinos e criação de novos povoamentos, a fundação de Sidrolândia foi estabelecida por Vicente de Brito, que era tronco da família Brito e José Pereira Martins, que fundaram suas fazendas na região em 1870, logo após a Guerra do Paraguai.
Em 1872 chegava o cuiabano Hermenegildo Alves Pereira para fundar outra fazenda, a Ponto Alto. Um dos filhos de Vicente de Brito, Porfírio, fundou mais quatro fazendas e fez de tudo para evitar a debandada de seus descendentes. Uma das filhas de Porfírio casou-se com Sidrônio Antunes de Andrade, que era catarinense de Lages.
Anos mais tarde, em função da morte de sua esposa, em 1926, Sidrônio resolveu lotear a fazenda São Bento, que recebeu de herança, mas que acabou concretizando apenas em 31 de março de 1942, quando colocou para vender seus lotes já muito demarcados, e batizou a nova povoação de Sidrolândia.
A partir daí, o núcleo começou a se desenvolver rápido e surgiram várias construções residenciais e muitos estabelecimentos comerciais. Em 25 de abril de 1944 foi inaugurada na povoação de Sidrolândia, com o nome de Estação de Anhanduí, a estação telegráfica e ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, num ramal que liga Campo Grande à Ponta Porã, se transformando num dos esteios do progresso da nova localidade.
A localidade desenvolveu-se de tal forma que levou o Governo do Estado a criar, pela Lei nº 207 de 1 de fevereiro de 1948, o Distrito de Paz de Sidrolândia, tendo como primeiro Juiz de Paz Abílio dos Santos e Lucas do Vale, que foi nomeado escrivão do primeiro cartório, fundado em 19 de março de 1949. Em 11 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 684, é elevado a categoria de município, desmembrado de Campo Grande e instalado em 1 de janeiro de 1954.
Em 18 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 1160, é criado o Distrito de Capão, que é incorporado ao Município de Campo Grande. Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, houve um desenvolvimento maior em razão de se localizar próximo à capital do estado, Campo Grande. No mesmo ano é reincorporado a Sidrolândia. Em 15 de julho de 1997 é criado o distrito de Quebra Côco.
Foto: Marcos Tomé/Região News
Hoje, o município tem 44.949 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2012.
Economia
Nos últimos dez anos houve um grande crescimento do município, devido à instalação de várias indústrias, principalmente do setor têxtil e alimentício e pelo grande número de assentamentos instalados, Sidrolândia é o campeão do estado em número de assentamentos rurais (24). Esse crescimento trouxe para o município um grande número de migrantes que vem em busca de emprego tentando garantir melhores condições de vida.
A terra fértil que atraiu os pioneiros, ainda é o alicerce deste pólo de desenvolvimento que conta hoje com indústrias de alimentos que exportam os frutos do nosso trabalho para o mundo.
Sidrolândia é hoje um dos municípios que mais cresce em Mato Grosso do Sul devido ao seu enorme potencial de produção agropastoril resultante da associação entre clima favorável, solo produtivo, infra-estrutura de armazenagem e escoamento, além de tradição na utilização de tecnologias de ponta em pesquisa, plantio e colheita de grãos e incentivos que trazem indústrias gerando emprego e renda. (Wikipédia)