Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 22 de Outubro de 2020

Sidrolandia

Sidrolândia recebe equipe de divulgação da etapa estadual do Inova Senai

Etapa estadual está com inscrições abertas e os interessados têm até o dia 15 de fevereiro de 2013 para participar

Daniel Pedra

10 de Dezembro de 2012 - 13:38


No âmbito do Inova Senai 2013, uma equipe técnica está percorrendo as unidades do interior de Mato Grosso do Sul para divulgar a etapa estadual da edição 2013 da ação, cujas as inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2013 e podem ser feitas pelo hotsite www.fiems.com.br/senai/inovasenai2013.

Os técnicos do Senai divulgaram, nesta segunda-feira (10/12), na Agência de Formação Profissional do Senai em Sidrolândia, a iniciativa para alunos, técnicos e docentes sobre a iniciativa, que neste ano tem as categorias produto inovador, processo inovador e serviço inovador e oferece como prêmios tablets, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Cetec ou na Agência de Formação Profissional.

Segundo o técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai, Ricardo da Silva Ferreira Júnior, a divulgação está sendo feita antes do início das férias para que os alunos, técnicos e docentes da entidade tenham mais tendo para desenvolver ideias e inscrevê-las no próximo ano.

“No início do próximo ano, vamos retomar essa divulgação para que possamos contar com o maior número possível de trabalhos inscritos, pois a nossa intenção é o desenvolvimento da capacidade empreendedora e criativa de todos os interessados. Queremos disseminar o evento e despertar o interesse da participação dos interessados, tirando suas ideias do papel e transformando-as em produtos que possam ser apresentados ao mercado de trabalho”, declarou.

Ele acrescenta que os alunos irão trabalhar de forma integrada com os professores, buscando desenvolver produtos que aprimorem os processos de produção nas indústrias, de forma inovadora. A equipe de divulgação já esteve nas unidades do Senai em Nova Andradina (03/12), Nova Alvorada do Sul (03/12), Ivinhema (04/12), Naviraí (05/12), Corumbá (05 e 06/12), Deodápolis (06/12) e Sidrolândia (10/12), falando as cidades de Três Lagoas (10 e 11/12), Sonora (12/12) e Rio Verde (14/12). Para o aluno do curso técnico em segurança do trabalho, Lucas Ramos da Costa, 16 anos, essa divulgação ajudou a motivá-lo a participar do Inova Senai 2013. “Vai pensar em algum projeto durante as férias, pois acredito que isso vai me dar suporte e amadurecimento no exercício da minha profissão”, declarou.

Já o colega Adriano Aparecido Faria, 17 anos, reforça que se trata de uma oportunidade ímpar e quem sabe até rentável. “Quem sabe a minha ideia não seja comprada por algum empresário”, sugeriu. O aluno Jefferson de Abreu, 18 anos, acrescenta que sempre tem ideias inovadoras, mas não teve incentivo para colocá-las no papel e depois transformá-las em realidade. “Por meio do Inova Senai espero mudar isso e inscrever alguns desses projetos que tenho guardado na minha cabeça”, garantiu.

A ação

O gerente de tecnologia e inovação do Senai, Dax Peres Goulart, explica que o Inova Senai é uma ação voltada à criação de competências internas e externas alinhadas com as novas demandas da indústria e do mercado. "O objetivo é desenvolver a capacidade empreendedora, criatividade e raciocínio lógico dos nossos alunos, técnicos, consultores e docentes por meio da concepção, planejamento, execução e demonstração em público de projetos de inovação tecnológica de interesse da indústria e da sociedade", detalhou.

Nesse sentido, foram criadas as categorias produto inovador, que inclui novos materiais, utensílios (domésticos ou não), alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas, processo inovador, que abrange adaptações ou criações de novas máquinas ou equipamentos que proporcionem melhorias de processos produtivos, e serviço inovador, que trata de novos serviços a serem incorporados ao portfólio de serviços do Senai, tendo como cenário a temática da Copa do Mundo de 2014 e que possam ser oferecidos em âmbito nacional.

As premiações para as categorias produto inovador e processo inovador são de até quatro tabletes para os 1º lugares das duas categorias, até quatro smarthphones para os 2º lugares das duas categorias e até quatro HDs externos para os 3º lugares das duas categorias, enquanto a categoria serviço inovador premia o 1º lugar com R$ 3 mil em dinheiro, que serão utilizados para a implementação do projeto no CetecSenai ou Agência de Formação Profissional do Senai.