Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sidrolândia recebe hoje kit literário com 200 obras para a biblioteca municipal

Neste ano serão distribuídos 8 mil livros. Contando com as edições anteriores, o projeto vai atingir a marca de 32 mil publicações distribuídas.

Notícias MS

29 de Agosto de 2013 - 08:49

 Sidrolândia foi um dos 40 municípios contempladas com acervo para reforçar sua biblioteca pública. O governador André Puccinelli entrega nesta quinta-feira (28) os Kits Literários para as cidades contempladas na 4ª edição do Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania. A solenidade de entrega acontece no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, às 11 horas.

Cada Kit é composto por 200 obras literárias que trazem obras que apostam no incentivo à criação, implantação e desenvolvimento de bibliotecas de todos os municípios do Estado. Também contribui para a preservação e difusão da memória histórica e cultural de Mato Grosso do Sul.

O valor do investimento feito nesta iniciativa é de R$ 320.000,00, sendo que 38% deste valor são garantidos pelo governo estadual por meio das publicações patrocinadas pelo Fundo de Investimentos Culturais e Fundação de Cultura de MS e 62% são doações da Fundação Biblioteca Nacional. Neste ano serão distribuídos 8 mil livros. Contando com as edições anteriores, o projeto vai atingir a marca de 32 mil publicações distribuídas.

 Estão sendo atendidos, além de Sidrolândia, Água Clara, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, , Sonora, Terenos e Vicentina.

 Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, garante que a entrega dos Kits é um compromisso do governo do Estado de democratização da informação e permitir o acesso ao bem cultural. “As políticas públicas de cultura visam melhorar e aperfeiçoar o atendimento aos municípios por meio de suas bibliotecas públicas. Esses livros, doados para compor o acervo das bibliotecas, representam um estímulo, uma valorização e uma grande difusão da literatura regional e nacional”, aponta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Estas publicações valorizam, destacam e divulgam a cultura em seus diversos aspectos: patrimonial, arquitetônico, gastronômico, histórico, e também abordam a arte do teatro, dança, música, cinema e da própria literatura”, finaliza Calheiros.