Sidrolandia
Sindicato aceita proposta da prefeitura e greve é encerrada
A proposta da prefeitura prevê um reajuste de 5,21%, que é a revisão do índice do IPCA, apurado em maio de 2010
Correio do Conesul
17 de Setembro de 2010 - 15:25
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Iguatemi (SINDIMIG) aceitou nesta sexta-feira (17) uma proposta de 5,21% de reajuste salarial, durante a audiência de conciliação com a Prefeitura Municipal, encerrando assim a greve que duravam 50 dias.Os trabalhadores devem retomar os trabalhos ainda hoje.
A proposta da prefeitura prevê um reajuste de 5,21%, que é a revisão do índice do IPCA, apurado em maio de 2010. Para o cumprimento da proposta, a administração firmou ainda, dentro do acordo, baixar medidas de redução de despesas com a folha por seis meses. Também será criada uma comissão que irá acompanhar a situação financeira da administração.
A audiência A audiênciateve início às 9 horas (com duração de duas horas) efoi conduzida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da Comarca de Iguatemi, com a Sala de Audiência do Fórum lotada. A advogada Mayra Guedes de Oliveira, assessora jurídica da prefeitura, apresentou um balanço da atual condição financeira, mostrando com detalhes às dificuldades que a administração vem passando, devido, principalmente, a reduçãodo repasse do FMP (Fundo de Participação do Município) e da queda de arrecadação de impostos.
Em seguida, Mayra apresentou a proposta da prefeitura, que estipula o reajuste de 5,21%, determina cortes no gasto com a folha e fixa as datas de apuração do índice do IPCA para os próximos anos.
A proposta da prefeitura foi considerada vantajosa pelo advogado do Sindicato, Higo dos Santos Ferré, considerando que a greve é um mecanismo, não o fim deixando a critério de o Sindicato aceitar ou não. Com a decisão na mão, a diretoria do SINDIMIG se reuniu durante alguns minutos, em uma sala ao lado, e quando voltaram declararam como aceita a proposta.
Todos ganham- A audiência foi encerrada as palmas, com muita comemoração por ambos os lados. Ao fim, o juiz considerou o fim da greve um ganho para a população.
Com os servidores em greve, todos são prejudicados: a população, a administração e os próprios grevistas ressaltou Trevisan.
Com os servidores retornando aos trabalhos, o prefeito José Roberto, espera retomar as atividades da administração com união de todos os funcionários, sempre visando prestar um bom serviço à população.
Greve- A mobilização por reajuste salarial foi deflagrada no dia 12 de junho, em busca de 14% de aumento para os funcionários públicos municipais. No período, a Prefeitura de Iguatemi apresentou aos servidores municipais um relatório sobre a atual situação jurídica e financeira com os motivos que a impossibilitavam de realizar o reajuste salarial, pretendido pelos servidores.