Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sindicato Rural de Paranhos realiza palestras sobre Brucelose

Jaime Mel/Região News

03 de Março de 2011 - 15:41

O Sindicato Rural de Paranhos sob a Presidência do Vereador Moacir do Hotel realizou no município de Paranhos e nos Três assentamentos do município ciclos de palestras sobre Brucelose, febre aftosa e legislação vigente em defesa sanitária animal no estado de Mato Grosso do Sul.

Para ministrar as palestras foi convidado o médico veterinário Dr. Thiago Augusto R. Pantoja do IAGRO que destacou que a vacinação de Brucelose não é de responsabilidade da IAGRO e sim do produtor, porém, é de extrema importância para a pecuária, a realização da mesma, visto que os prejuízos causados por esta enfermidade afeta os bovinos de todas as idades e ambos os sexos, causando sérios prejuízos nos bovinos devido a abortos, retenções de placenta, metrites e endometrites, orquite, sub-fertilidade e até infertilidade.

A enfermidade é causada por uma bactéria a Brucella Abortus, causa em geral aborto no terço final da gestação nas fêmeas e orquite nos machos.

A brucelose é também problema de saúde humana, pois o homem pode contrair a enfermidade (zoonose) através de alimentos e água contaminada pelo contato com fetos abortados, urina, fezes, placenta e carcaças contaminadas, como ainda também pela ingestão de leite não pasteurizado e do queijo, podendo causar vários distúrbios, inclusive a esterilidade. 

“É de extrema importância que nossos produtores rurais tenham mais conhecimento a respeito das leis de defesa sanitária vigentes em nosso estado e das principais doenças que afetam seus rebanhos e quais são as possíveis prevenções destas enfermidades, por isso estamos realizando essas palestras para que os pequenos produtores possam ter acesso a essas importantes informações.” Comentou Moacir.

A vacinação é obrigatória e é feita com Vacina B19 em fêmeas de 3 a 8 meses, os animais vacinados são marcados a fogo no lado esquerdo da cara com a letra`V`` seguida do ano de vacinação.