Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sucuri de 7 metros é capturada por moradores em bairro de Coxim

O animal entrou no quintal de uma casa no bairro Santo André, comeu quatro galinhas e depois se enrolou em um pé de acerolas

Campo Grande News

22 de Janeiro de 2011 - 10:51

Uma cobra sucuri de cerca de 7 metros foi capturada na manhã de hoje em Coxim, a 260quilômetros de Campo Grande. O animal entrou no quintal de uma casa no bairro Santo André, comeu quatro galinhas e depois se enrolou em um pé de acerolas.

O dono do imóvel, identificado como Gilmar, conta que durante toda a madrugada ouviu latidos dos dois cães que tem. Saiu para ver se não era um ladrão, mas voltou a dormir porque não percebeu nada anormal.

Só pela manhã veio o susto. Ao sair, encontrou a cobra no quintal, cobrindo o tronco do pé de acerolas.

Imediatamente, ele acionou a Polícia Militar Ambiental que estava em operação na zona rural e não pode atender de pronto a solicitação. Também foram chamados os bombeiros, mas nenhuma equipe foi encaminhada até o local, que fica a cinco quadras da sede da corporação.

No imóvel existe um lago, ponto freqüentado por crianças da região eu logo cedo foram pescar. Com a notícia espalhada pela cidade, a aglomeração ganhou corpo para ver a sucuri.

Com medo de ataques, os próprios moradores decidiram retirar a cobra do local. Três homens aceitaram o desafio. Um pegou a cobra pelo rabo e os outros dois pelo pescoço.

Com a sucuri dominada, logo apareceu reforço e mais moradores ajudaram a arrastar o animal para longe das crianças.

Quando estavam saindo com a cobra, os homens encontraram a Polícia Ambiental que assumiu a responsabilidade de dar um destino ao bicho.

Alerta - Segundo o capitão Edmilson Oliveira, a cobra não tem nenhuma lesão e será solta “o mais longe possível da área urbana, em Coxim”.

O militar estima que a sucuri pese mais de 70 quilos e comenta que poderia engolir uma criança facilmente.

Apesar de nenhum ataque, o policial condena o procedimento adotado pelos moradores. “Ninguém sabe qual o potencial de ataque da cobra, não pode manusear de forma nenhuma. O certo é afastar todos os curiosos e esperar o socorro”, esclarece.

Ele lembra que Coxim fica em área pantaneira e por isso é freqüente o aparecimento de animais silvestres na zona urbana. “Não tem como evitar, o animal vem em busca de comida, porque as pastagens estão cada vez mais invadindo o habitat deles. Mas tem de ficar longe até de tamanduá”, alerta.

A recomendação é manter o quintal sempre limpo e ter cães em casa para alertar a presença de algum animal silvestre. Em Coxim, quem as comunicações podem ser feitas à PMA pelo telefone 32911033.