Sidrolandia
Taxa básica de juros é mantida em 10,75% pela segunda vez
Esse é o segundo encontro seguido do Copom no qual os juros ficam estáveis
G1
21 de Outubro de 2010 - 08:40
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu na terça e quarta-feira (19 e 20) e decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 10,75% ao ano. Esse é o segundo encontro seguido do Copom no qual os juros ficam estáveis.
O Comitê começou a subir a taxa básica da economia brasileira em abril, e depois promoveu mais duas elevações em junho e julho deste ano. Antes disso, os juros estavam em 8,75% ao ano, a mínima histórica. Deste modo, a subida total dos juros em 2010 foi, até o momento, de dois pontos percentuais.
A decisão do Copom veio em linha com a expectativa de grande parte dos analistas do mercado financeiro, segundo pesquisa conduzida pelo BC na última semana. A previsão dos economistas dos bancos é de que a taxa voltará a subir somente em abril do próximo ano - quando deverá avançar para 11,25% ao ano.
Com a manutenção dos juros básicos da economia em 10,75% ao ano, o Brasil segue na liderança isolada no ranking mundial de juros reais - que são calculados após o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses.