Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Terenas da Buriti fecham BR-163 perto de Jaraguari

A PRF está no local, e tentou negociar a presença de um representante do Mato Grosso do Sul, mas os manifestantes não aceitaram.

Flávio Paes/Região News

18 de Maio de 2011 - 08:24

Terenas da Buriti fecham BR-163 perto de Jaraguari
Terenas da Buriti fecham BR-163 perto de Jaraguari - Foto: Jo

Desde as 04h desta quarta-feira (18), cerca de 300 índios Terenas bloquearam a BR-163, na altura do km 522, próximo a Jaraguari.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os índios exigem a presença de um representante da FUNAI de Brasília/DF, para discutir as demarcações de terra de 17 mil hectares que pretendem incorporar a Aldeia Buriti, entre  Sidrolândia/MS e Dois Irmãos do Irmão Buriti.

Exigência - Lideranças, Antônio Aparecido e Jânio Reginaldo falam em nome do grupo. De acordo com eles, os índios exigem a demarcação da área, já reconhecida pelo governo federal como terra indígena.

Segundo eles, não foi montado nem o grupo de trabalho que será responsável pela demarcação. A coordenação da FUNAI informou à policia que mantém diálogo com o órgão em Brasília para apresentar propostas ao grupo. Alguns índios estão com arco, flecha e borduna (espécie de cassetete).

Localizada a 30 km de Sidrolândia, a Buriti é formada por um complexo de nove aldeias, com quatro mil pessoas vivendo em 2 mil hectares. O grupo reivindica os 17 mil hectares já identificados como terra indígena desde 2010.

Há uma semana os indígenas deflagram um processo denominado de retomada, com a invasão da fazenda 3R. Ontem, a justiça federal determinou que os terenas saíssem da propriedade rural.

Eles se comprometeram a sair até às 13 horas de sexta-feira. A PRF está no local, e tentou negociar a presença de um representante do Mato Grosso do Sul, mas os manifestantes não aceitaram.