Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Terenas e Guarani-Kaiowás farão a 1ª edição da Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola

Mostra Cultural acontecerá na aldeia Jaguapiru, em Dourados, com cinema, música, dança, culinária, artesanato e teatro

Assessoria

06 de Novembro de 2015 - 14:09

Entre os dias 25 a 28 de novembro acontecerá a I Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola. Quem visitar o evento poderá conhecer mais sobre tradições das etnias Terena, Guarani e Kaiowá através da dança, canto, cinema, coral, declamação de poesia, teatro, artesanato e culinária.

O objetivo é apresentar a produção de materiais didáticos específicos para educação escolar indígena e as iniciativas de valorização dos saberes tradicionais em andamento nas escolas indígenas da região de Dourados.
A abertura do evento será no dia 25, à noite, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com uma palestra sobre Marçal de Souza. As demais atividades vão acontecer na escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

O coordenador-adjunto da Ação Saberes Indígenas na Escola, professor Neimar Machado, informa que, apesar de o projeto ser voltado para os professores e alunos de escolas das aldeias, todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre a cultura indígena no Estado estão convidadas a prestigiar a Mostra Cultural.

"Parte da mostra é mais acadêmica, serão palestras voltadas para professores das aldeias e acadêmicos do curso de Licenciatura Indígena. Já as atrações culturais são voltadas para as crianças e jovens que estudam nas escolas indígenas. Porém, como toda a Mostra será aberta, todos os interessados estão convidados para assistir as palestras e ver as apresentações", convida Neimar, que é professor da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD). 

A Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola é parte da Ação Saberes Indígenas na Escola, um projeto de formação continuada para professores das aldeias, promovido pelas universidades federais da Grande de Dourados (UFGD) e de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pela UEMS.

A organização do evento é realizada pelo Ação Saberes Indígenas na Escola, Faculdade Intercultural Indígena da UFGD, Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), Secretarias Municipais de Educação de Dourados, de Aral Moreira e de Caarapó e pela FUNAI, por meio das coordenações regionais de Dourados e de Ponta Porã.