Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Tereré vai ser declarado "patrimônio imaterial histórico e cultural de MS"

O decreto do governo do Estado concedendo o status a bebida deve ser publicado na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial

TV Morena

01 de Abril de 2011 - 08:20

O tereré de Ponta Porã vai ser declarado patrimônio imaterial histórico e cultural de Mato Grosso do Sul. O decreto do governo do Estado concedendo o status a bebida deve ser publicado na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial.

O bem imaterial, Tereré de Ponta Porã vai constar no Livro de Registro dos Saberes, onde estão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.  O registro significa que o Estado reconhece que esse é um bem tradicional do município de Ponta Porã, ligado à história da cidade, com hábitos de consumo transmitido entre as gerações.

O pedido de registro ao CEC/MS (Conselho Estadual de Cultura ) foi feito no ano de 2008 pela Prefeitura de Ponta Porã. Depois de uma série de levantamentos de documentação, foi reconhecido que a bebida refrescante feita com a infusão da erva-mate consumida com água, sucos, hortelã, ou limão é a mais tradicional daquela cidade.